Calendário 2014 15 de Novembro – Proclamação da República

links patrocinados

Calendário 2014 15 de Novembro – Proclamação da República

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é o país que mais tem feriados no mundo. Contudo, quando paramos para analisar os fatos, a coisa não funciona bem assim. Ao todo, temos onze feriados anuais (sem contar pontos facultativos e feriados locais). Este valor é inferior, por exemplo, ao de Espanha (14), Japão (15), Bolívia, Argentina, Venezuela e Peru (12). Em termos de feriados nacionais, ninguém supera os colombianos, que têm dezoito ao longo do ano.

Confira mais

Calendário 2014 15 de Novembro - Proclamação da República Calendário 2014 15 de Novembro

Quando somamos os dias úteis que os brasileiros passam de férias (22 dias) aos feriados anuais (11), temos 33 dias de folga por ano, ou seja, menos de 10% do calendário. Por este motivo, os feriados nacionais são períodos tão valorizados pelo brasileiro, que utilizam a folga para passar mais tempo com a família, viajar ou simplesmente descansar um pouco. No dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República, um dos feriados mais tradicionais do país. Neste período acontecem desfiles em todo o Brasil, que relembram o fim do período monárquico no país.

Calendário 2014

Origem do feriado

Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma revolta militar e política, que encerrou a monarquia no país. Com um golpe militar, Deodoro e seus aliados inauguraram o período do presidencialismo por aqui. O próprio marechal foi, também, nosso primeiro presidente.

Diversas razões contribuíram para o desgaste da monarquia no Brasil. A própria estrutura do sistema já não demonstrava mais condições de atender às demandas dos brasileiros. O país necessitava com urgência de uma maior liberdade social e econômica, o que poderia ser oferecido pelo sistema presidencialista.

A queda da monarquia teve um apoio maciço da classe média e das elites da época. Os militares, fortemente censurados pelos monarcas, também foram uma peça importante no golpe que instaurou a República. Na época da proclamação, o Brasil estava sendo governado por Dom Pedro II, que teve de voltar à Europa após a queda do regime. A família real só pôde retornar ao país na década de 1920.

 Proclamação da República

Proclamação da República em 2014

Em 2014, quem espera um bom feriado no dia 15 de novembro pode se frustrar um pouco, pois a data cairá em um sábado, o terceiro do mês. Ou seja, para aqueles que trabalham de segunda a sexta-feira, este não será um feriado assim tão proveitoso. Entretanto, quem também precisa trabalhar aos sábados terá uma oportunidade a mais para curtir o dia de folga. Os feriados que antecedem a Proclamação da República cairão em domingos. São eles Finados e Nossa Senhora da Aparecida.

Confira Calendário 2014 15 de Novembro - Proclamação da República

Saiba mais

No ano seguinte, 2015, teremos o 15 de novembro em um domingo, o que é ainda pior para quem quer aproveitar um feriado prolongado. Por sorte, o ano de 2016 será bissexto, ou seja, a Proclamação da República será em uma terça-feira, ao invés de numa segunda, como aconteceria se fosse um ano normal. Ou seja, o feriado de Proclamação da República só trará uma folga prolongada daqui a dois anos.

Pesquisar
Artigos Relacionados