Calendário 2013- 12 de outubro ‘Nossa Senhora Aparecida’

links patrocinados

Calendário 2013- 12 de outubro ‘Nossa Senhora Aparecida’

Calendário 2013- 12 de outubro ‘Nossa Senhora Aparecida’

O feriado nacional dedicado segundo a tradição católica a padroeira do Brasil ‘Nossa Senhora Aparecida’ é lembrado no dia 12 de outubro. Esta é uma titulação é dedicada a Maria mãe de Jesus, também conhecida como virgem Maria. O feriado comemorado especialmente pelos católicos é lembrado em todo o país com diversas manifestações de devoção. Outra comemoração do feriado é o ‘Dia das Crianças’, feriado institucionalizado por um deputado, como homenagem as crianças. O feriado foi institucionalizado no Brasil no ano de 1980 e desde então é uma data importante para os católicos de todo o pais.

Quando surgiu o ‘Dia de Nossa Senhora Aparecida’

A origem do feriado surgiu em 1917, quando pescadores que costumavam pescar no rio Paraíba Do Sul, pois a região era conhecida por ter muitos peixes e de tamanhos apreciáveis, foram ordenados pela câmara de Guaratinguetá a fazer uma grande pescaria para preparar um banquete para o Conde de Assumar e para o governador de Minas e de São Paulo D. Pedro de Almeida e Portugal, que estavam para chegar na Vila de Guaratinguetá, antes de prosseguir par Vila Rica, a atual cidade de Ouro Preto –Minas Gerais.

Eram Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves que saíram em comitiva para executar a tarefa. Depois de horas de pescaria, Foi no Porto Itaguaçu que um dos homens encontrou no rio primeiro uma escultura da ‘Nossa Senhora da Conceição’, como é intitulada no catolicismo, a imagem que estava sem cabeça na ocasião, foi envolvida em um manto, na segunda tentativa localizaram a cabeça da santa que foi guardada por Filipe por diversos anos até presentear o filho.

orações a Nossa Senhora Aparecida

O filho de Filipe escreveu uma oração e começou a dedicar um horário a ela durante os sábados quando reunia também pessoas em sua casa como vizinhos , amigos e familiares. A fama de ‘Nossa Senhora Aparecida’ se alastrou rapidamente pelo Brasil e logo se popularizou entre os católicos.

Com isso no ano de 1734 uma Capela foi construída no Morro dos Coqueiros, em Guaratinguetá pelo ‘Vigário de Guaratinguetá’, porém só mais tarde no ano de 1745 a capela foi aberta ao público. Com o aumento no número de devotos uma nova igreja foi construída no ano de 1834 que hoje é conhecida como a ‘Basílica Velha’.

Homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Homenagens e Coroações à ‘Nossa Senhora Aparecida’

Alguns anos se passaram e a Princesa Isabel em sua segunda viagem ao Brasil deu a santa o tão famoso ‘manto azul’ e uma coroa de diamantes e em 1904, a imagem foi coroada em uma solenidade que reuniu milhares de fieis. E os acontecimentos não pararam por ai, em 1908 a igreja passou antiga capela passou a se intitulada por ‘Basílica Menor’. Foi então que no ano de 1930, no dia 16 de julho que a ‘Nossa Senhora Aparecida, foi anunciada como ‘Rainha do Brasil e Padroeira Oficial’. A lei foi determinada pelo Papa Pio XI, e em 1980 foi homenageada com o feriado para marcar o seu dia.

Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil

Calendário 2013- 12 de outubro ‘Nossa Senhora Aparecida’

Confira um vídeo com a história do dia 12 de Outubro:

Pesquisar
Artigos Relacionados