Calendário 2011 – Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Calendário 2011 - Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Calendário 2011 – Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Sobre o Calendário 2011

O feriado de Tiradentes e o Dia do Trabalhador são muito próximos, o que deixa muita gente feliz. Mas será que você sabe o que eles realmente significam? E sabe em que dia da semana eles vão cair no calendário 2011? Confira neste artigo.

Sim, o apelido remete à profissão de dentista e Joaquim José da Silva Xavier realmente foi dentista (ou um tiradentes mesmo, já que na época em que ele viveu a extração de dentes era o mais comum).

Além de dentista, ele também era militar, comerciante, minerador e tropeiro. Mas o que marcou a vida desse personagem foi a sua luta política e pelos ideais em que acreditava, o que causou sua morte na forca no dia 21 de abril de 1792. Isso porque ele apoiou a Inconfidência Mineira.

E a luta pelos ideais tem tudo a ver com a luta diário do trabalhador, que até pouco tempo atrás não havia legislação específica e as condições de trabalho eram precárias. Era normal a jornada de trabalho de até 20h diárias. Algo impensável para hoje em dia.

Foram justamente essas condições que fizeram com que alguns trabalhadores decidissem reivindicar por seus direitos. Isso aconteceu em 1886 nos Estados Unidos e outros movimentos aconteceram nos dias seguintes.

A manifestação teve fim no dia 4 de maio, quando desconhecidos jogaram uma bomba no meio dos policiais e mataram sete deles. Aí a polícia revidou matando 12 trabalhadores e ferindo outros tantos.

Agora, o mais importante: os dias da semana em que vão cair os feriados. Tiradentes vai ser perfeito em 2011, pois vai cair exatamente no dia anterior à sexta-feira Santa. O que significa que o feriadão vai ter quatro dias. Para compensar, o Dia do Trabalho cai num domingo. Nem tudo pode ser um mar de rosas, né?

Calendário 2012

Calendário 2012

Sobre o Calendário 2012

Uma das coisas mais esperadas durante os anos, é a liberação dos calendários completos. Neles podemos ver quais são os feriados e as datas de aniversário e dias comemorativos. Com eles, podemos planejar viagens, cursos… facilitam bastante a vida na hora de tomar algumas decisões.

Quando recebemos calendários impressos, sejam de propaganda ou até mesmo de faculdades, eles já constam com um pequeno calendário do próximo ano. E assim são os de 2011. Já sabemos quais serão as datas e as futuras folgas.

Algumas datas de 2012

Se você ainda não tem a sua versão do calendário oficial de 2012, fique ligado a algumas datas!

Para começar, o primeiro dia do ano de 2012 acontece em um domingo. Uma boa forma de começar bem o ano! No dia 21 de fevereiro será comemorado o Carnaval. Uma boa data para viagens, planeje com antecedência!

Em março, não teremos nenhum feriado nacional. Mas fique atento a feriados municipais que não constam no calendário oficial nacional. No dia 6 de abril, será comemorada a Páscoa, enquanto no dia 21, um sábado será o feriado de Tiradentes.

O feriado mais aguardado dos trabalhadores, o 1o de Maio será comemorado em uma terça-feira. O dia das mães cairá no dia 13. Corpus Christi será no dia 7 de junho, uma quinta-feira.

Julho e agosto serão meses sem feriados, porém com férias. Fique atento a programação da sua faculdade. O dia dos pais será no dia 12 de agosto. Já Sete de Setembro, dia da Independência do Brasil, será uma sexta-feira, um final de semana prolongado para todos.

Em outubro, comemora-se no dia 12 o dia da Padroeira do Brasil, que será celebrado em uma sexta-feira. Em novembro, serão dois feriados. Finados e Proclamação da República, o primeiro em uma sexta-feira e o segundo em uma quinta-feira.

E a data mais aguardada do ano, o Natal, acontecerá em uma terça-feira.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados