Calendário 2011 – Carnaval

links patrocinados

Calendário 2011 - Carnaval

Calendário 2011 – Carnaval

Como surgiu o Canaval?

Muitos não sabem, mas o Carnaval é uma festa cristã, que foi iniciada no século XI, durante a Semana Santa. A intenção do Carnaval é a liberação do corpo, por isso essa festa ocorre depois da quaresma, que é um período onde os católicos devem ficar 40 dias de jejum em forma de arrependimento pelos pecados cometidos durante todo o ano anterior, esta ideia de deleitar os prazeres do corpo, originou o nome Canis Valles, vindo do latim, que traduzido significa prazeres da carne.

Sendo assim, esta festa tem como intenção a liberação do corpo, onde, após 40 dias de privações decorridas da Quaresma, o cristão está “liberado” para aproveitar esses, originalmente, três dias de festa sem ter preocupação com o que é pecado ou não.

Na Idade Média, o Carnaval era comemorado com muita comida e bebida, todas as atividades comerciais eram suspensas e até mesmo os escravos eram soltos para aproveitar a festa. Uma prática muito comum no “Carnaval Médio” era a troca de presentes e a ascensão de um rei fajuto que comandaria as ruas da folia durante os dias de comemoração.

Calendario do Carnaval 2011

O Carnaval passou a se difundir entre os países católicos, onde cada um adaptou o festival de acordo com as leis que regiam a sua nação e o perfil da população. O Carnaval de máscaras teve origem na Itália, onde na época do Carnavam tradicional, os bailes de máscara, comuns no decorrer do ano inteiro, acabaram por se juntar, pois quando os jovens saíam meio embriagados dos bailes da elite italiana e se deparavam com tal festividade nos meios da rua, iam com máscara e tudo se juntar os foliões.

O Carnaval no Brasil

Inicializado no século XVII, o Carnaval foi importado da Europa para cá, sendo hoje, o Carnaval do Rio de Janeiro, o maior do mundo. A primeira escola de samba foi fundada no ano de 1928 e com o nome Deixa Falar.

Feriado de Carnaval

Atualmente há duas regiões que festejam o Carnaval de forma muito expressiva no país, são elas:

O Carnaval de Salvador: o Carnaval de Salvador é considerado o maior carnaval de rua do mundo, tendo significativa importância econômica na cidade de Salvador. A festa conta com trios elétricos dispostos em vários pontos da cidade, os três circuitos mais famosos são: o Batatinha, que acontece no centro histórico, o Osmar, que percorre Campo Grande e Avenida Sete e o Dodô, contagiando Barra-Ondina. O axé o estilo musical mais tocado no Carnaval de Salvador, porém o samba e a música afro têm expressiva participação nos circuitos que percorrem a capital.

O Carnaval do Rio Janeiro: Carnaval do Rio de Janeiro conta com, aproximadamente, dois milhões de pessoas, sendo, portanto o maior do mundo. O estilo musical que rege essa imensa festa é o samba, que está presente, tanto nos bailes em clubes, quanto nos desfiles imemoráveis que percorrem a Sapucaí (local de desfile das escolas de samba carioca).

Calendario 2011

As escolas, normalmente são localizadas nas favelas do Rio de Janeiro, sendo composta pela comunidade. Porém, qualquer pessoa pode participar do desfile de uma escola de samba, basta se inscrever com antecedência e providenciar as exigências da escola. Atualmente é comum ver artistas que procuram de promover dentro dos desfiles de samba realizados por essas escolas.

Por que o Carnaval sempre cai em dias diferente?

O Carnaval sempre cai em datas distintas, pois ele deve ser inicializado exatamente 47 dias antes da Páscoa, sendo a terça de Carnaval o dia que antecede a quarta de cinzas.

Calendário 2011, feriado do Carnaval

Devido à proporção que esse festival tomou no país, no Brasil foram instituídos quatro dias de festa para o Carnaval no ano de 2011, o festival terá inicio no dia 8 de Março.

Data do Carnaval 2011 Calendario Carnaval 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados