Calendário 2010 – Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

links patrocinados

Calendário 2010 - Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Calendário 2010 – Feriado de Tiradentes e Dia do Trabalhador

Todas as pessoas que possuem ocupações durante a semana, seja relacionada a trabalho, estudo ou quaisquer atividades que envolvam dias úteis esperam ansiosamente pelos dias de folga, ou seja, por dias em que estas atividades serão pausas. Estes dias de folga, geralmente encontram-se nos finais de semana, mas no passado houve a criação de dias de consciência da independência, do trabalho, dos índios enfim. Estes dias servem para que se faça uma pausa não somente no trabalho, mas também na vida a fim de entender o porquê deste feriado e qual sua finalidade.

Muitas pessoas esquecem-se da representação que um feriado possui, lembrando-se dele somente no que se refere a ficar em casa e descansar, mas a maioria dos feriados possui mensagens ocultas, isto é, mensagens de reflexão, oração, pensamentos acerca de pessoas importantes da nossa história que mudaram os rumos da civilização, de algumas religiões e também de algumas raças. Feriados como os da Independência do Brasil e do Dia do Trabalho representam lutas e conquistas que podem ser observadas até os dias de hoje.

Tiradentes e Dia do Trabalhador

Feriado de tiradentes 2010

Joaquim José da Silva Xavier foi líder da Inconfidência Mineira, movimento que pregava o fim da Monarquia. Joaquim e os demais inconfidentes sonhavam com a independência do Brasil, com um país que pudesse viver num regime democrático sem a exploração de Portugal, a fim de consolidar sua economia. Joaquim foi dentista e por isso o apelido de Tiradentes, foi também minerador, tropeiro e fez parte do exército. Quando fez parte do exército observava como se dava a exploração dos trabalhadores por parte do governo de Portugal e começou a entender os processos de pobreza ao qual o país era submetido.

Essa observação de exploração e de poder abusivo por parte dos portugueses fomentou em Tiradentes a vontade de criar um país livre de Portugal, com governantes próprios e com o controle da economia. Porém seus planos de independência foram descobertos e Tiradentes acabou sendo condenado à forca em 21 de Abril de 1792, a sentença foi dada qualificando Tiradentes como opositor à monarquia e isso representava crime na época e a sentença configurava no enforcamento e a decapitação do criminoso. O feriado de 21 de Abril foi instituído após o reconhecimento de Tiradentes como líder da inconfidência e Patrono Cívico do Brasil.

Dia do trabalhador

Outro feriado que também se reflete na luta por direitos é o feriado do Dia do Trabalho. Os direitos reivindicados pelos trabalhadores de Chicago nos Estados Unidos, eram o da redução da jornada trabalhista para 8 horas, este manifesto tinha a colaboração de milhares de trabalhadores e culminou numa greve geral, a manifestação iniciou-se em 1 de Maio e durou 3 dias. Porém, muitos manifestantes foram mortos e desta greve foi originado um protesto, que repercutiu no mundo todo. A esta revolta deu-se o nome de Revolta de Haymarket, a partir daí anualmente no dia 1 de Maio, a França também iria se manifestar sobre a redução da jornada de trabalho e para homenagear os mortos nos Estados Unidos.

Havendo, em decorrência da greve, inúmeras mortes também na França, a data passa a representar a luta dos trabalhadores e adota o nome de Dia do Trabalho. Por fim, muitos países adotam o dia como feriado a fim de que todos se conscientizem sobre a luta de tais trabalhadores.

Calendario feriados 2013

Calendário de 2010

Em 2010, a Independência do Brasil e o Dia do Trabalho caíram respectivamente numa quinta-feira e num sábado, representando para muitos folga e momentos reflexivos sobre a luta desses povos por direitos de suas classes e de seu país. Mais do que ficar em casa para descansar, é necessário tomar consciência da luta desses povos e de perceber que suas mortes não foram em vão.

O Brasil atualmente é independente e muitos direitos das classes trabalhistas são respeitados, então é necessário que se perceba que durante uma mobilização e uma luta em prol do que se acredita é possível concretizar quaisquer sonhos.

Feriados no Brasil Tiradentes e dia do trabalhor

Pesquisar
Artigos Relacionados