7 de Setembro

links patrocinados

Calendário 2010 - 7 de Setembro

7 de Setembro

A independência do Brasil foi marcada por vários conflitos entre a Coroa portuguesa, Dom Pedro I, seu pai e a elite de Portugal, país colonizador do Brasil, todos eles não se entendiam a respeito do que desejavam para o futuro país da América do Sul. Os portugueses desejavam manter o rico país ainda sob seu domínio, mas nas terras brasileiras, movimentos e revoltas que exigiam a libertação de Portugal fortaleciam a pressão sob o então imperador.

A História do Brasil

A história do Brasil começa em 1500 com o descobrimento das então terras desconhecidas por Pedro Alvares Cabral, o explorador avistou uma terra nova, habitada por selvagens e rica em produtos que a colônia necessitava e que faria de Portugal, novamente uma potencia no Velho Mundo. E foi assim que somente em 1530, a Coroa Portuguesa decidiu explorar a terra e a dividir em capitanias hereditárias para que a nobreza do país a pudesse explorar. O trabalho era em conjunto com os índios, que já habitavam as terras antes da chegada dos portugueses. Os principais produtos explorados por Portugal foram o Pau Brasil, árvore extinta e que produzia a cor vermelha para os produtos confeccionados como roupas e tecidos diversos, a cana de açúcar foi então o grande trunfo destas novas terras. Durantes anos, os portugueses exploraram e se aproveitaram da abundancia de cana do Brasil, o país se tornou cobiçado então por outros exploradores da Europa, como a Espanha que alguns anos antes havia descoberto algumas ilhas na América Central, Holanda e França, foram outros países que tentaram explorar a terra, mas foram expulsos pelos portugueses.

Anos de exploração e o 7 de setembro

Anos depois o Brasil passaria a ser um dos novos países que se tornaria importante por suas descobertas de ouro e outros minérios, com isso, a coroa portuguesa passou a exigir impostos cada vez mais elevados de dívidas atrasadas dos colonos, o que implodiu a primeira grande revolta para independência do país. A Inconfidência Mineira como foi conhecida, foi liderada por Tiradentes e terminou com seu enforcamento e esquartejamento, Portugal quis dar o exemplo do que poderia ocorrer caso uma nova revolta contra a coroa surgisse. Em 1808, por motivos de uma guerra entre Portugal e França de Napoleão Bonaparte, toda a família real portuguesa e mais alguns nobres mudaram-se para o Brasil, por algum tempo, este sub-reino de Portugal passou a ser a sede de todo o reino, isto porque, segundo historiadores, Napoleão havia invadido Portugal e subjugado todo o exército, o príncipe regente, Dom João de Bragança, filho da Rainha Dona Maria I, fugiu e deixou o povo português a mercê dos franceses. Aos depois, com a morte da mãe, Dom João regressou a velho reino e deixou seu filho mais velho, Dom Pedro na regência do Brasil.

O 7 de setembro

Sete anos após o retorno do pai a Portugal, alguns líderes radicais no Brasil, incluindo o famoso nome de José Bonifácio, iniciam o processo de ideias para a emancipação do Brasil do Portugal. E quando o Imperador, em 1822, renunciou a forte pressão do Reino de Portugal para que retornasse ao país, conhecido como do Dia do Fico, intensificou-se a campanha para que o mesmo promulgasse a independência do país de Portugal, fato que se consagrou em um grito as margens do rio Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Aconteceu que retornando de Santos, onde fora acalmar uma revolta, Dom Pedro I recebeu três cartas, uma da corte Portuguesa, exigindo sua volta e submissão ao Reino, outra de José Bonifácio, exigindo o rompimento de laços com a Coroa e a terceira de sua esposa, Maria Leopoldina, incentivando as ideais de José Bonifácio. E foi assim, que logo decidiu proclamar um Brasil independente dos elos de Portugal.

Guerra da Independência

Apesar da declaração e do brado de seu governante, o novo país não possuía exército e muito menos uma marinha de guerra, e no ano seguinte, 1823, iniciaram resistências de Portugal para a independência do Brasil. Acordos firmados com outros países europeus, como Grã Bretanha e Espanha, reforçaram a independência entre os países Europeus. Assim, após as percas das batalhas no Maranhão, Bahia, Pará e Piauí, a corte Portuguesa enfim cedeu à nova condição de ex-colônia. Um Brasil independente.

Fotos

Confira Fotos sobre 7 de Setembro:

Desfile 7 de Setembro Banda 7 de Setembro Brasília 7 de Setembro Esquadrilha da Fumaça 7 de Setembro

Pesquisar
Artigos Relacionados