Caixa Econômica Federal Seguro Desemprego

Caixa Econômica Federal Seguro Desesmprego

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira brasileira que está presente na vida dos habitantes do país há 150 anos.

O banco, que foi criado no ano de 1861, é uma empresa totalmente pública e que é o principal agente de políticas públicas do governo do Brasil, priorizando setores como habitação e saneamento básico, por exemplo.

A Caixa se destaca por não só atender aos seus clientes bancários, como também a todos os trabalhadores formais brasileiros através de programas sociais como o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e o Seguro Desemprego.

O Seguro Desemprego, por exemplo, é um subsídio mensal que é concedido pela Caixa Econômica para aqueles trabalhadores que perderam seu emprego.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Esse benefício da Previdência Social pode ser solicitado por aqueles que foram demitidos sem justa causa, pescadores profissionais em épocas de piracema, contratos de trabalho suspensos em virtude de cursos oferecidos pelos empregadores, entre outros.

O valor do Seguro Desemprego varia de acordo com o salário do trabalhador e possui no máximo cinco parcelas. Esse benefício já era previsto na Constituição Brasileira de 1946, mas só começou a valer no ano de 1986, através de um decreto.

O dinheiro pode ser retirado nos seguintes locais: qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou nos terminais de autoatendimento do banco, nas unidades lotéricas e nos Correspondentes CAIXA AQUI.

Instruções para o requerimento

Se a pessoa já possui conta na Caixa, a parcela do seguro será colocada na conta de maneira automática. Isso é possível para Trabalhador Formal, Pescador Artesanal e Empregado Doméstico.

O requerimento para o Seguro-Desemprego tem que ser feito até sete ou cento e vinte dias após a demissão. Isso é realizado em qualquer unidade da Delegacia Regional do Trabalho ou nas agências da CAIXA, se o requerente for trabalhador formal.

Ele deve proceder da seguinte maneira: primeiro, se dirigir a qualquer um dos locais citados munido da comunicação de dispensa, o requerimento do seguro, o termo de rescisão do contrato, a carteira de trabalho e o RG.

Outros documentos exigidos são o comprovante de inscrição no PIS, documento de levantamento do FGTS, CPF e comprovante dos 2 últimos contracheques no caso do trabalhador formal. Procure o site da Caixa Econômica para mais esclarecimentos.

GD Star Rating
loading...
Caixa Econômica Federal Seguro Desemprego, Nota: 2.8 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados