Caixa de Pandora

links patrocinados

Caixa de Pandora

Caixa de Pandora

Vários são os mitos que por gerações foram repassados entre as pessoas e que são relembrados e contados até hoje. Um desses mitos é o da Caixa de Pandora, a qual era carregada de males e que nunca devia ser aberta.

O mito

Como todo mito, muitas são as versões apresentada em torno da mesma história, e com a Caixa de Pandora não seria diferente. Mas uma das versões do mito grego relata que Prometeu um dos titãs e o criador da humanidade era um dos Titãs, irmão de Epimeteu, Atlas e Menécio.

Atlas e Menécio uniram a Cronos na conhecida batalha dos Titãs em que disputavam com os deuses olímpicos poderes de mando e desmando. Ambos fracassaram e receberam um castigo de Zeus que venceu a batalha e se tornou o maior de todos os deuses.

Percebendo que Zeus ganharia essa guerra, Prometeu uniu-se a ele e fez com que Epimeteu também se unisse a ele. Essa união possibilitou que Prometeu se beneficiasse da situação somando talentos e conhecimentos, despertando assim a Zeus que decidiu assim dar fim à humanidade, mas diante de uma súplica de Prometeu decidiu não fazer isso.

Afrontas

Mas as afrontas dos irmãos ainda levariam a humanidade a correr muitos riscos. Um dia ao oferecer um animal em sacrifício aos deuses, Prometeu ficou incumbido de definir qual parte do animal seria dos humanos e qual seria dos deuses. Com o coro do animal fez dois sacos e em um colocou a carne do animal e no outro somente os restos como ossos e a gordura. E, diante disso, pediu a Zeus que escolhesse entre os sacos. Ele escolheu o que continha somente os restos. Isso fez com que Zeus retirasse o fogo dos humanos.

Após esse fato o irmão de Prometeu, Epimeteu, ficou encarregado de distribuir a todos os seres qualidades que permitissem que eles sobrevivessem, distribuindo para alguns indivíduos velocidade, para outros força, entre outras qualidades. Mas durante essa distribuição, Epimeteu não destinou nenhuma qualidade aos humanos que ficaram assim desprotegidos. Diante da situação, Prometeu entrou no Olimpo, que é o lugar onde ficavam todos os deuses e furtou uma centelha de fogo com o objetivo de levá-la para os homens. Esse fogo é uma representação do que seria a inteligência para desenvolver as mais variadas construções e artimanhas para se defender, o que forçou que regras fossem instituídas para que houvesse, entre deuses e homens, uma vivência pacífica.

Pandora

Apesar de ter sido obrigado a conviver pacificamente, Zeus decidiu se vingar e solicitou que Hefestos fizesse uma mulher de argila e que desse vida a ela. Essa era Pandora, uma bela mulher que foi enviada à Terra junto com uma caixa de marfim, sob a qual foi orientada a dar como dote a seu marido quando se casasse.

Muitos apontam que ela foi entregue a Epimeteu, que depois de ser advertido por seu irmão, recusou esse presente. Então Zeus acorrentou Prometeu, que teria tido seu fígado devorado por uma árvore, mas ele se reestruturaria pela noite para então ser novamente devorado pela ave. Esse mesmo castigo é apontado por alguns como sendo o castigo que Prometeu recebeu por roubar o fogo do Olimpo.

Entretanto, Epimeteu se casa com Pandora, mas apesar de ser um casamento feliz, com as viagens constantes de Epimeteu fazem com que Pandora fique triste e um dia abre a caixa de marfim que fora enviada. Ao abrir essa caixa muitas desgraças foram espalhadas pela humanidade, como crueldade, egoísmo, ciúme, inveja, ódio, ambição, intriga, tristeza, desespero, violência e outras coisas que causam infelicidade, mas mesmo diante de todos esses males com a abertura da caixa, foi também libertada a esperança.

Significado

O significado deste mito está que o homem que é imprudente, toma como conseqüência os males humanos, sendo que o mesmo depende de sua perspicácia e inteligência para poder mudar o rumo de sua vida, não permanecendo assim, a mercê do destino, restando-lhe apenas a esperança.

Fotos

Confira Fotos da Caixa de Pandora:

Caixa de PandoraCaixa de Pandora
A história da Caixa de Pandora é um mitoA história da Caixa de Pandora é um mito
ZeusZeus

Pesquisar
Artigos Relacionados