Café: mitos e verdades

links patrocinados

Café: mitos e verdades

Uma das bebidas favoritas do povo brasileiro é o café. Bem quentinho, logo pela manhã, o café ajuda a acordar e ficar bem disposto. É um costume do brasileiro fazer a bebida, que é consumida logo na primeira refeição do dia. Alguns gostam tanto de café que também bebem depois do almoço e durante toda a tarde. De acordo com os dados coletados pela Associação Brasileira da Indústria do Café, o Brasil consumiu mais de 18 milhões de sacas no ano de 2012. Mesmo sendo uma bebida tão adorada e consumida, o café é cercado de verdades e mitos.

Verdades e mitos que envolvem o café

Um dos mitos que envolvem o café é com relação ao escurecimento dos dentes.

Café: mitos e verdades Mitos sobre café

Os dentistas, em sua maioria, pedem que seus pacientes evitem a bebida para que ela não deixe os dentes amarelos ou até mesmo mais escuros. O café costuma deixar os recipientes em que fica armazenado com esta cor. No entanto, com os dentes, isso é muito mais difícil de acontecer. Os especialistas afirmam que esta possibilidade é muito pequena porque o contato do café com os dentes acontece em um período muito curto, ao contrário do que ocorre com a bebida em uma xícara ou bule.

Vício em café

A bebida pode viciar

Muitos afirmam que é café é uma bebida que pode viciar. Porém, este é um mito, sendo que o café é até mesmo recomendado para diversas pessoas. Especialistas consideram saudável o consumo de café diariamente. A questão, neste caso, é que diversas substâncias, sejam saudáveis ou não, podem causar dependência devido a uma reação cerebral. Por este motivo, o café não causaria dependência para todos os indivíduos que o consomem, somente para aqueles que são suscetíveis ao vício. Você poderá consumir suas xícaras de café diariamente sem que isso seja um vício ou uma dependência. É, na realidade, um costume.

Verdades sobre o café

Mitos e verdades sobre a bebida

O café também é considerado, para diversas pessoas, como um vilão para a saúde. Por muitos anos ele foi visto desta maneira devido a cafeína, um de seus compostos. Porém, várias pesquisas mostram que o seu consumo, feito em doses moderadas, pode trazer benefícios a saúde. Além de conter cafeína, o café também possui outros itens como a vitamina B3, sais minerais e antioxidantes. O café é ótimo para evitar que o sono apareça nas horas mais inoportunas do dia e ajuda a manter a atividade do cérebro. Por este motivo, não se sinta mal ao tomar o seu café diário logo depois que acorda, ou após o almoço, a tarde e no período que achar melhor. O café é o seu aliado na luta do dia a dia, se for consumido da maneira correta.

Benefícios do café

Aproveite os benefícios e beba com moderação

A dica é beber o seu café com moderação. Se você gosta da bebida, não precisa deixar de tomá-la porque ouviu alguns boatos. Mas vale ressaltar que você não pode exagerar em seu consumo. Caso alguma coisa esteja errada com o seu organismo, procure por um médico especialista. Cada organismo reage de uma determinada maneira as experiências e as substâncias que ingerimos. Por isso, não exagere no consumo de café. Ele pode ser muito benéfico para a sua saúde, mas é preciso ser consumido com moderação e os cuidados necessários.

Pesquisar
Artigos Relacionados