Cadastro Único Bolsa Família

Cadastro Único Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa assistencial do Governo Federal. Tem por objetivo ajudar as famílias de baixa renda a terem uma vida um pouco mais digna. Mas todos os beneficiados devem ter um cadastro único bolsa família, porque é através dele que é possível fazer a atualização dos dados e verificar se a família ainda se encaixa nos pré-requisitos do programa.

As famílias cadastradas devem ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Há casos em que famílias que possuem renda acima desse valor são cadastradas, mas isso acontece apenas quando a sua inclusão está vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pelo Governo.

O Cadastro Único Bolsa Família é nada mais que uma base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos. Essas informações do CadÚnico são utilizadas pelos Governos municipais, estaduais e federal, para que sejam verificados os dados da família e sua situação.

Como fazer o Cadastro Único Bolsa Família

Para cadastrar-se no Bolsa Família, a família deve preencher um formulário, que possui basicamente os seguintes pontos de abrangência: características da casa onde a família mora, qual a composição familiar, identificação e documentação de todos os membros da família, qual o nível de escolaridade deles, qual a situação profissional de todos, a remuneração e as despesas familiares.

O Cadastro Único Bolsa Família deve ser atualizado com frequência, sendo que o Governo faz ações em prol dessa atualização. As famílias que não atualizam as suas situações acabam sendo descadastradas do Bolsa Família. Essa medida é tomada para evitar fraudes, desvios de dinheiro e benefícios a famílias que saíram da situação de baixa renda.

O Programa Bolsa Família foi elaborado no ano de 2003, pelo então governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Simplesmente o que fez o governo desta gestão foi unificar programas assistenciais já existentes, como é o caso do Bolsa Escola, o Auxílio Gás e o Cartão Alimentação.

Ampliação do Bolsa Família e seus Resultados

Além disso, o governo Lula ainda ampliou o seu atendimento, destinando mais verbas que já eram destinadas para esses programas já existentes. Os resultados do programa nacional de combate à fome, o Bolsa Família, já traz resultados satisfatórios para especialistas.

Somente no ano de 2006, mais de 10 milhões de famílias foram atendidas pelo programa, o que caracteriza cerca de 45 milhões de indivíduos. A verba destinada para toda essa gente foi de aproximadamente 8 bilhões de reais, o que configura cerca de 0,4 % do PIB do Brasil.

Pesquisas apontam que a miséria no país diminuiu consideravelmente. E especialistas afirmam que grande responsável por essa diminuição foi o programa de assistência do Governo Federal, o Bolsa Família. Entre os anos de 2002 e 2006, a miséria no país diminui aproximadamente 27,7 %.

GD Star Rating
loading...
Cadastro Único Bolsa Família, Nota: 4.2 de 5 com 58 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados