Cabelos Crespos

links patrocinados

Cabelos Crespos

Cabelos Crespos

Sobre os Cabelos Crespos

Quem tem cabelos crespos sabe que cuidar das madeixas não é das tarefas mais simples. Porém, esse tipo de cabelo é lindo, chama a atenção por onde passa e, quando bem cuidado, pode ser um charme a mais para a mulher. Veja como cuidar do seu cabelo crespo e o que fazer para ele ficar bem hidratado.

Mas que tipo de cabelo é realmente crespo e qual é cacheado? A maioria das pessoas não sabe diferenciar, mas há alguns detalhes que ajudam. Primeiramente, os fios crespos já nascem enrolados, desde a raiz, diferente dos cacheados, que são mais lisos próximo à cabeça. Isso faz com que os cabelos crespos sejam mais secos, porque a oleosidade que provém do couro cabeludo não consegue passar toda a extensão do fio.

Saber qual é o tipo de cabelo que você possui é importante para que você utilize somente os produtos corretos e para que, assim, seu cabelo seja ainda mais bonito e hidratado.

Cuidados com Cabelos Crespos

A primeira dica é usar shampoo e condicionador específico para cabelos crespos. Lave os cabelos e massageie sempre o couro cabeludo, sem machucar. Evite a água quente que deixa os fios ainda mais ressecados.

Depois de lavar e com os cabelos úmidos, passe creme para pentear nos fios e, se sentir necessidade durante o dia, passe novamente o creme, mas em pequenas porções.

Hidrate sempre o cabelo. De preferência toda a semana. Se não puder ir ao salão, faça a hidratação em casa e a cada 15 dias no cabeleireiro.

E corte os cabelos sempre. Isso evita as pontas duplas e tira as partes que estão secas, deixando o cabelos mais leve, bonito e fácil de ser cuidado.

Evite pentear ou passar os dedos pelos fios quando já estão secos para impedir que o cabelo fique arrepiado.

Tipos de Cabelos

Tipos de Cabelos

Sobre os Tipos de Cabelos

Os cabelos são preocupação frequente de todas as mulheres. A vaidade bate primeiro nas madeixas que moldam o rosto das mulheres. E para cuidar bem dos fios, é necessário saber qual é o seu tipo de cabelo.

Os especialistas costumam dividir os cabelos em três tipos: normais, oleosos e secos. Cada um deles tem as suas características e são divididos assim de acordo com a produção sebácea dos fios.

Tipos de cabelos: Cabelos Normais

Os cabelos ditos normais são aqueles que possuem maciez, brilho e volume na quantidade certa. Não há ressecamento nem oleosidade com facilidade. São fáceis de lavar e não precisam ser lavados todos os dias. O couro cabeludo costuma ficar limpo, porque a produção das glândulas sebáceas produzem a gordura necessária para os fios. Para os cabelos normais, é adequado um xampu suave. Basta cuidar para que o cabelo não sofra com fatores externos, como sol e vento.

Tipos de cabelos: Cabelos Oleosos

Já os cabelos oleosos são aqueles em que a produção de gordura dos fios é excessiva. Portanto, eles ficam com aspectos de ‘sujos’ com frequência. Os fios costumam ser mais finos e não há muito volume no cabelo. É recomendado que se lave o cabelo todos os dias, impedindo, assim, a produção das glândulas. Deve-se utilizar produtos específicos para cabelos oleosos.

Tipos de cabelos: Cabelos Secos

O último tipo é caracterizado pela falta de brilho e pelos fios espetados. Os cabelos são secos quando a gordura produzida pelo couro cabeludo não é suficiente para deixar os fios hidratados. O cabelo seco costuma ser volumoso e difícil de pentear. É recomendável que não se lave os fios todos os dias e a hidratação é muito bem-vinda.

Como fazer cachos com a chapinha nos cabelos

Como fazer cachos com a chapinha nos cabelos

Sobre Como fazer cachos

Não é preciso ter um babyliss para ter cachos disciplinados e com aspecto natural. As chapinhas, que já são tão usadas pelas brasileiras para deixar os cabelos lisos, podem ser usadas para cachear os cabelos. Para isso, é preciso seguir alguns passos e aplicar um truque.

A primeira etapa consiste em lavar os cabelos. Dê preferência a um xampu especial para cachos porque isso pode facilitar o processo. Depois, aplique uma nutrição com colágeno aos cabelos, para proporcionar maior elasticidade aos fios e, consequentemente, melhorar o resultado. Em seguida, aplique um protetor térmico, para evitar que os fios queimem. Feito isso, utilize o secador para retirar cerca de 80% da água dos cabelos e aplique uma mousse modeladora.

Com todo esse preparo, separe mechas pequenas as seque com o secador, sempre modelando os fios com uma escova redonda. Em seguida, trabalhe com a chapa, de preferência de cerâmica, para não danificar os fios. O truque está em prender uma mecha fina no topo da cabeça e dar uma volta de 180 graus enquanto puxa a chapa até o final do comprimento.

Depois de feito isso com todas as mechas, aplique um finalizador ou spray fixador a partir de uma distância de 30 a 40 centímetros do cabelo ou utilize uma pomada seca para finalizar amassando os fios, partindo da ponta para a raiz.

Dicas

Quem possui fios naturalmente lisos e quer ter cachos bem definidos de longa duração, pode optar por uma versão atual do que antes se chamava “permanente”. Já quem tem cabelos ondulados, pode usar mousse ou ativador de cachos para os manter definidos e controlados.

No caso de cabelos crespos e volumosos, a dica é um permanente afro, que irá controlar o volume e definir os cachos. No entanto, se você já fez escova definitiva, por exemplo, não é possível realizar outro processo químico forte assim.

Quanto ao corte, obviamente não é recomendado repicar demais, porque o cacho pode perder forma e volume, mas é bom saber, ao contrário do que se possa imaginar, um corte reto desfavorece a formação dos cachos. O ideal é fazer um corte que distribua o volume dos cabelos.

Pesquisar
Artigos Relacionados