BVQI

links patrocinados

BVQI

BVQI

Sobre a BVQI

Nos dias de hoje é comum entrar em um estabelecimento que tenha exposto na parede algum tipo de certificado que comprove a garantia de qualidade do estabelecimento. Antigamente, isso não era muito comum por a fiscalização como um todo não ser um procedimento comum. Porém, conforme foi se percebendo cada vez mais necessária a garantia da qualidade, a mesma virou exigência.

Função da empresa

Com essa nova necessidade em mente, da mesma maneira como existem empresas prestadoras de serviços, estas precisam de outras que verifiquem a qualidade daquilo que é oferecido aos consumidores. Uma empresa que realiza este tipo de serviço às outras é a BVQI – Bureau Veritas Certification.

Como existem diversos segmentos de atuação no mercado de trabalho, a BVQI também oferece o seu serviço de verificador de qualidade para diversas áreas de atuação e levando em conta diversos critérios de avaliação. Desse modo, os resultados aos quais se chegam são mais confiáveis e passam mais credibilidade.

As áreas citadas pela BVQI como aquelas pelas quais os critérios de avaliação passam para chegar a um resultado definitivo são Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Para tentar demonstrar a proporção da sua importância no mundo, a BVQI conta hoje com 140 países dentro da sua abrangência.

Variáveis importantes

Por mais que não seja uma regra, a necessidade de impor mais de uma área de atuação é por hoje existir uma interdisciplinaridade na maneira como as empresas atuam perante a sociedade. Como a maioria das produções gera algum tipo de impacto na sociedade, as empresas precisam apresentar iniciativas de responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente.

Porém, esses critérios são variáveis, pois é precisa levar em conta o perfil de cada empresa avaliada pela BVQI. Uma única modalidade não pode ser aplicada na mesma proporção para uma empresa de pequeno porte e outra de grande porte. Todos os detalhes devem ser levados em consideração.

Para ter maiores informações sobre o portfólio e as especificidades de cada área englobada pela BVQI é melhor entrar no site oficial da empresa. No endereço virtual é possível encontrar detalhes sobre cada serviço e aumentar o conhecimento sobre o assunto.

BVQI ISO 9001

BVQI ISO 9001

Sobre a BVQI ISO 9001

Quando procuramos por uma empresa para comprar algum dos seus serviços a única garantia que temos acerca da qualidade dos seus produtos é aquela verificada por uma outra empresa. Da mesma maneira como a primeira se especializa na venda de determinado produto, a segunda se especializa em certificar o nível da qualidade da primeira.

Reconhecimento internacional

Uma companhia que se enquadra no segundo caso é a Bureau Veritas Certification, líder mundial nesse tipo de serviço. A empresa internacional abrange as áreas de verificação de qualidade, segurança e saúde ocupacional, meio ambiente e responsabilidade social. A empresa atua em 140 países e tem mais de 700 escritórios e laboratórios.

No quesito qualidade, o certificado garantido pela empresa é o ISO 9001. O histórico da necessidade da verificação de atendimento a esse critério se dá por, inicialmente, a única preocupação ter sido com a qualidade diretamente relacionada ao produto final e as linhas de produção.

Porém, conforme foi se verificando ao longo do tempo, a qualidade passou a ser um diferencial entre as empresas. Por mais que dois produtos sejam idênticos, diferenciais no atendimento, na estrutura da empresa, em fatores externos ao produto comprado influenciam tanto quanto os diretamente relacionados. Por isso também foi crescente a necessidade da fiscalização do padrão dessa qualidade.

Padrões de verificação

De acordo com o próprio site oficial da empresa de certificação, as últimas modificações feitas na norma ISO 9001:2008 foram: adequação às necessidades de outros setores fora da indústria; maior ênfase em melhoria contínua do desempenho da organização, na satisfação dos clientes e na comunicação interna; entre outros.

Essa última norma foi construída a partir de oito princípios: foco no cliente; liderança; envolvimento das pessoas; abordagem por processos; abordagem sistêmica para a gestão; melhoria contínua; abordagem factual para a tomada de decisões; e benefícios mútuos nas relações com fornecedores.

Assim como qualquer outra prestadora de serviços, a Bureau Veritas também tem seus diferenciais para conquistar os clientes. A empresa tem seu próprio reconhecimento creditado por mais de 35 instituições nacionais e internacionais. Além disso, a empresa já emitiu mais de 4.600 certificados no Brasil. Mais de 55.000 empresas já foram certificadas pelo sistema da Bureau.

Pesquisar
Artigos Relacionados