Búzios

links patrocinados

Búzios

Búzios

Armação dos Búzios, ou simplesmente Búzios, como é mundialmente conhecida, é uma cidade do estado do Rio de Janeiro, localizada na Região dos Lagos (uma das áreas litorâneas mais bonitas do estado, famosa pelo lucro com o turismo internacional e a indústria do sal).

Fundada em 1995, quando se tornou autônoma de Cabo Frio (que tem inclui a Praia do Forte, Praia das Conchas, Praia do Peró, Praia Brava e Ilha do Japonês), com quem faz divisa ao oeste. Búzios fica a mais de cento e sessenta quilômetros de distância da capital, Rio de Janeiro.

Sobre Búzios

Búzios é uma península de oito quilômetros de extensão, com vinte e três praias no total (algumas delas incluem: Praia Brava, da Tartaruga, Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Manguinhos, Ossos e a Olho de Boi, famosa pela prática do nudismo). Pela freqüência de ventos fortes, é ideal para as práticas de iatismo e vôo livre. Possui uma temperatura média de vinte e quatro graus. Sua população atual é de pouco menos que trinta mil habitantes.

No início da colonização, a área era habitada por índios tupinambás. Os colonizadores portugueses exploraram a área por causa das plantações de pau Brasil, bem como da pimenta e outros produtos nativos – anteriormente, corsários franceses tentavam roubar a região, mas os portugueses os expulsaram pouco tempo depois. Outra prática comum em Búzios era a pesca, sendo que os índios ensinaram muitas de suas técnicas para os colonizadores. Além disso, caçavam-se baleias pelo seu olho, fundamental para a iluminação na época.

Anos 60 em diante

Em 1964, Búzios se tornou conhecida mundialmente, graças à visita da atriz francesa Brigitte Bardot, que namorava um estrangeiro que morava no Brasil na época. A imprensa com informantes na pequena cidade acompanhava os passos de Brigitte e até hoje existem referências de sua passagem por lá em estabelecimentos locais.

Nos anos 70, a popularização da praia se deu entre os argentinos, que em muitos casos acabaram comprando imóveis na cidade ou mesmo se mudando definitivamente pra lá, abrindo diferentes tipos de comércio. Atualmente, o fluxo de argentinos diminuiu consideravelmente, mas ainda é possível afirmar que são os estrangeiros que mais visitam Búzios.

Nos anos 90, Búzios sofreu uma invasão descontrolada, com loteamento de grandes áreas e preços imobiliários absurdos. A população local acabou se mudando para regiões periféricas, assim como pessoas que migraram pra lá para trabalhar na construção civil e acabaram ficando. Historicamente, a emancipação de Búzios de Cabo Frio é ligada justamente ao descaso político com o município. Atualmente, grande parte dos objetivos políticos é de melhorar a infra estrutura básica para a população e turistas, bem como desenvolver a imagem da cidade e seu aspecto visual, diminuindo as favelas ou o lixo das praias, por exemplo.

Algumas das opções turísticas na cidade, além de aproveitar a beleza natural das praias, incluem a vida noturna (com locais para dança), bares com diferentes temáticas, restaurantes com o melhor da culinária marinha, além de lojas e grifes, feirinhas artesanais, praças e calçadões, entre outras.

<2>Fotos

BúziosBúzios
Búzios fica no Rio de JaneiroBúzios fica no Rio de Janeiro
A costa possui 8 km de extensãoA costa possui 8 km de extensão

Pesquisar
Artigos Relacionados