Burj Dubai

links patrocinados

Burj Dubai

Burj Dubai

O Burj Dubai, agora conhecido como Burj Khalifa Bin Zayid, é o arranha-céu mais alto do mundo, possuindo 828 metros de altura. Ele está localizado em Dubai.

A construção do Burj começou em 2004, e a previsão de entrega era 20 de dezembro de 2009. No entanto, esta data não foi mantida, e a inauguração do maior arranha-céu já construído pelo homem aconteceu no dia 4 de janeiro de 2010.

O nome do edifício foi rebatizado devido ao empréstimo feito por Khalifa Bin Zayed Al Nahvan, xeique de Abu Dhabi. O empresário emprestou 10 bilhões de dólares para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais empresas, a Dubai World. Assim, o antigo Burj Dubai passou a levar o nome do empresário.

Informações sobre o edifício

O arranha-céu integra uma área de dois quilômetros quadrados que está em desenvolvimento, chamada de Downtown Burj Dubai. O empreendimento fica localizado entre as duas principais avenidas da cidade. O arquiteto responsável pelo empreendimento é Adrian Smith, que trabalhou com a Skidmore, Owings na Merril até o ano de 2006. Esta empresa de engenharia e arquitetura ficou responsável pelo projeto do edifício.

Para colocar em prática um projeto desses é preciso muito dinheiro. E Dubai é conhecida por suas extravagâncias, principalmente na área de planejamento urbano e arquitetura. Estima-se que o orçamento total do projeto chegou a 4,1 bilhões de dólares. O metro quadrado de cada sala de escritório é de 43 mil dólares.

Recordes e curiosidades

O Burj bateu alguns recordes mundiais. Ele é o prédio que possui a mais alta estrutura livre de cabos: 589,5 metros. Também é o edifício com mais andares, totalizando 158. Outro recorde diz respeito aos concretos verticais tanto para edifício quanto para qualquer tipo de construção, totalizando 601 metros em ambos.

O prédio possui 57 elevadores, onde alguns são rápidos e os outros são mais lentos, ou seja, param em todos os andares que forem solicitados. Os elevadores especiais param apenas nos andares 43, 76 e 123, que servem para simplificar a viagem aos andares mais altos, não fazendo com que esses passageiros precisem parar em todos os andares para chegar ao seu destino.

Projeto Burj Dubai

O projeto do Burj Dubai foi desenhado por Skidmore, Owings e Merrill, que também fizeram as Sears Tower (4º maior arranha-céu) em Chicago e a Freedom Tower em Nova Iorque, sendo Adrian Smith o arquiteto. O desenho da torre foi inspirada em um desenho do edifício Illinois de Frank Lloyd Wright.

Dubai

Duabi é uma cidade dos Emirados Árabes Unidos, sendo um dos sete emirados. Ela também é a cidade mais populosa, contendo cerca de 2,200 milhões de habitantes. A cidade, que está localizada na Península Arábica no continente asiático, mais precisamente na costa sul do Golfo Pérsico, é mundialmente conhecida por conter enormes “arranha-céus”, avenidas largas, o que lhe dá um aspecto totalmente futurista.

Sua receita é proveniente principalmente do comércio, turismo, serviços financeiros e setor imobiliários. Diferentemente do que se pensam, o petróleo contribui para o PIB da cidade (que é de aproximadamente 37 bilhões de dólares americanos) em apenas em 6 %. Entretanto, foi justamente o petróleo que transformou no que a cidade representa hoje.

Estima-se que o petróleo da cidade irá acabar por volta de 20 anos. Por isso, a economia está sendo construída para outro caminho. De acordo com pesquisas, Dubai produz por volta de 240 mil barris de petróleo por dia, e contém apenas 2 % do gás natural de todo o Emirados Árabes.

Pesquisar
Artigos Relacionados