Bonsai – Como cultivar

links patrocinados

Bonsai – Como cultivar

Para quem gosta de se entreter com a atividade da jardinagem e plantação, uma das melhores opções de plantas para se ter como hobby é o Bonsai. De origem japonesa, esse tipo de vegetação é praticamente uma miniatura das árvores encontradas em tamanho real. A tradução do nome seria “árvore em bandeja”, o que já mostra a sua intenção.

Técnicas básicas

Porém, para chegar ao resultado final que realmente garante a característica de Bonsai devem ser seguidos alguns passos essenciais. Primeiramente, deve se ter em mente que devem ser aprendidas técnicas de controle de crescimento, pois o verdadeiro Bonsai é aquele que representa a árvore em miniatura.

Uma das técnicas aplicadas é o próprio vaso, pois ele limita o espaço que as raízes têm para crescer. Se fosse plantado em solo natural, as raízes teriam total liberdade para continuarem aumentando. Outro recurso é a escolha do adubo, pois existe a possibilidade de escolher aqueles com menor quantidade de nitrogênio.

Por fim, é importante tomar cuidado com a quantidade de vezes que o Bonsai será regado, pois a terra precisa secar para garantir o crescimento adequado. Vale destacar que isso não significa desenvolver o hábito de deixá-lo mal regado, mas sim fazer o procedimento com cautela.

Características da árvore

Além de garantir o charme próprio pelo tamanho da planta, o verdadeiro Bonsai é aquele que consegue reproduzir características de uma árvore normal, mas em tamanho reduzido. Isso significa manter os traços dos galhos pela ação da gravidade, as marcas de tempo e estrutural, além de outros recursos.

Para alguns, o cultivo do Bonsai passa a ser uma forma de manifestação artística, pois é possível influenciar a maneira como a planta vai crescer. A interferência do homem faz com que seja possível atingir resultados bem impressionantes e que destacam a valorização do Bonsai como elemento artístico dentro de casa.

Para conhecer mais sobre o Bonsai, basta fazer uma rápida busca na internet. Existem sites especializados no seu cultivo e na sua história, os quais podem contribuir com o cultivo independente dessa planta. Como qualquer outra atividade de jardinagem, manter um Bonsai deve garantir calma e tranqüilidade para o dia a dia.

Como cuidar de Bonsai

A origem é chinesa, porém muitos consideram a origem destas pequenas plantas como sendo oriundas da Tailândia. Desde o ano 200 os chineses já cultivavam as plantinhas em vasos de barro. Na verdade, muitos acham que o bonsai é uma espécie de planta. Porém não há nada especial no bonsai, tirando o fato de que é uma planta, de qualquer espécie, em formato miniatura. Desde coníferas, pinheiros, e até sequóias, são tratados como bonsai.

Portanto, qualquer um pode comprar uma muda numa loja especializada e passar a cultivar. Que tal ter uma versão de um pinheiro, por exemplo, dentro de sua casa, em cima de uma mesa?

Daremos aqui, algumas dicas de como cuidar de bonsai para que você não fique perdido na hora de comprar a plantinha e saiba prolongar a vida de seu bonsai ao máximo.

Bonsai: como cuidar?

Como cuidar de Bonsai O que é Bonsai

Para poder cuidar bem de seu bonsai, primeiramente é necessário saber o método correto para evitar o crescimento da planta, já que, por natura, a maioria delas deveria crescer muito mais do que o tamanho que tem. Por isso, o uso de adubos com menos nitrogênio em sua composição pode ajudar, pois este elemento ajuda no crescimento das folhas e das raízes das plantas.

Saiba Como cuidar de Bonsai

Como cuidar de Bonsai – saiba mais

Regar de forma moderada também ajuda na contenção do crescimento do bonsai. Lembre-se: a planta não é alterada geneticamente. É apenas adaptada para o recipiente menor, no caso o vaso de barro.

A adição de substrato é essencial para a planta se desenvolver. Desde fornecer sustentação às raízes, reter água e nutrientes e proporcionar a passagem de ar entre os poros da terra, além de controlar o crescimento da planta.
Cuidar do bonsai é simples, mas exige atenção. Qualquer falta de cuidado pode ocasionar a morte da planta.

Entenda Como cuidar de Bonsai

Dicas para comprar Bonsai

Escolhendo bem o local de compra do bonsai pode ajudar na hora de cuidar dele. Por isso, não compre em qualquer lugar ou floricultura. Alguns destes lugares vendem bonsai com as folhas queimadas, podres, amareladas e até mesmo com insetos. Tome cuidado com golpes e plantas danificadas ou mortas.

Há locais que vendem bonsai com certificação. Procure estes. Os preços variam e muito. Você pode pagar de R$100,00 à R$30.000,00, dependendo do tipo de planta e do estágio e que ela se encontra. Vai da sua vontade, preferência e, é claro, do seu poder aquisitivo.

Comprar em locais de confiança evita que você tenha que cuidar do bonsai para recuperá-lo.

Cuidados com as plantas

Outros cuidados com Bonsai

Além destes cuidados, para manter o bonsai sempre nutrido e com boa aparência é necessário que você o exponha ao Sol diariamente. Cada espécie demanda um tempo específico ao Sol.

Além disso, você precisa efetuar uma poda regular de seu bonsai para manter o crescimento dos galhos uniforme e bonito.

Cuidar de bonsai é uma tarefa gostosa e tranquila. Por isso, se você está precisando de um tempo mais calmo, com algo para se distrair, compre um bonsai para cuidar!

Pesquisar
Artigos Relacionados