Bolsas de Mestrado e Especialização no Exterior

links patrocinados

Bolsas de Mestrado e Especialização no Exterior

Bolsas de Mestrado e Especialização no Exterior

Estudar no exterior parece uma oportunidade muito distante da maioria dos brasileiros. De fato o é, porém algumas áreas de estudo possuem maior facilidade e abertura para profissionais irem estudar em instituições estrangeiras. A Capes financia, através de bolsas, alunos que pretendem realizar um Mestrado ou especialização no exterior, desde que na área em que existam programas de bolsa.

Estudar no exterior é caro por que a maioria das universidade são pagas, algumas custam mais de mil dólares por mês, para programas de Mestrado ou Especialização. Porém muitas agencias oferecem algum tipo de ajuda para candidatos que demonstrem alto nível de produção, para que estudem em uma instituição no exterior.

Onde procurar as bolsas

A primeira opção de requerimento de bolsa no exterior é através da Capes. No site o candidato pode encontrar toda a informação necessária sobre como proceder para requerer uma bolsa de estudo no exterior. São editais específicos com datas marcadas para o requerimento.

O candidato a uma bolsa de estudo no exterior também pode procurar a ALBAN que possui programa de bolsas da União Europeia para a América Latina. Além da Capes também o CNPq oferece bolsas para estudos a serem realizados no exterior, desde a iniciação cientifica até o pós-doutoramento.

Existem ainda a Fundação Estudar, que concede bolsas, porém reembolsáveis. A Fundação Ford que oferece bolsas para as áreas de geração de recursos e desenvolvimento comunitário, educação, mídia, artes, cultura e justiça social. A Gugenheim Memorial Foundation, para alunos que possuam interesse na pesquisa, desenvolvimento e criação artística.

O Ministério das Relações Exteriores possui área especifica onde divulga informações sobre programas de bolsas oferecidas no exterior. O interessado em estudar no exterior também pode entrar em contato com a embaixada do pais onde deseja estudar para conseguir maiores informações sobre programas de bolsas de estudo.

Mais informações sobre bolsas no exterior

Para conseguir mais informações sobre como conseguir uma bolsa de Mestrado ou especialização no exterior, consulte guias de estudantes e, principalmente, os sites das instituições onde deseja estudar. A própria instituição também fornece um certo número de bolsas de estudo. A maioria das bolsas no exterior consiste no pagamento da mensalidade.

Emprego no Exterior

Emprego no Exterior

Sobre o Emprego no Exterior

Morar fora do país com promessa, ou ilusão, de fortuna fácil levou muitos brasileiros a deixarem tudo para trás e tentar a sorte na ‘roleta russa’ da vida. Como um migrante nordestino que tenta a sorte em São Paulo, muitos acabam cometendo o maior erro da vida.

É inegável que existam pessoas que foram para outros países e conseguiram se fixar e conseguir um bom padrão de vida. Porém, possivelmente estas pessoas planejaram esta viagem.

O problema são aqueles que acham que ao pisar em solo estrangeiro todos os problemas de sua vida desaparecerão. E justamente estas pessoas acabam ficando pior lá do que em seu país de origem, isto quando conseguem chegar lá e não são deportados pelo controle de imigração.

Algo corriqueiro é a tentativa de entrada nos Estados Unidos através do México. Para isto os imigrantes ilegais têm o apoio dos chamados “coiotes” que são pessoas que fazem a “proteção” dos imigrantes, até certo ponto. Porém, os “atravessadores” cobram e muito por este tipo de serviço, incerto e perigoso.

Problemas do Emprego no Exterior

Há casos de pessoas que conseguiram chegar aos Estados Unidos, porém todo o tempo que ficaram e o dinheiro que ganharam foram exclusivos para pagar sua dívida com os coiotes.

Outro modo de conseguir emprego no exterior é através de agências de intercâmbio. Mas também é preciso ter cuidado, pois as agências muitas vezes prometem muitas coisas que não cumprem.

E estando em um país estranho, por vezes sem sequer dominar o mais básico da língua falada no país, é difícil encontrar uma maneira de cobrar seus direitos perante a agência.

Emprego no Exterior – Primeiros passos

Por isso antes de sair do país para trabalhar todo cuidado é pouco. Procure conhecer o máximo possível do país, e principalmente é necessário um estudo prévio do idioma até mesmo para facilitar na hora de conseguir um emprego.

Se a viagem for feita por agência de intercâmbio é imprescindível uma consulta e pesquisa sobre a agência. Se possível pedindo referências sobre pessoas que já realizaram viagens através da própria agência, tudo para evitar futuros problemas.

Pesquisar
Artigos Relacionados