Bolsa pesca: como funciona e quem pode receber

links patrocinados

As “bolsas” do governo

O governo brasileiro é conhecido pelos inúmeros benefícios que concede às pessoas das mais variadas classes sociais e trabalhadoras. O maior deles é o Bolsa Família, que ajudou centenas de milhares de pessoas a sair da pobreza extrema e ter alguma condição de sobrevivência e sustento de suas famílias.

Bolsa pesca: como funciona e quem pode receber

Bolsa pesca: como funciona e quem pode receber

Além do Bolsa Família existem diversos outros benefícios como o Bolsa Escola, o Auxílio Reclusão, entre outros. O governo afirma que estes benefícios são essenciais para diminuir as desigualdades sociais no Brasil, um dos países com a maior taxa de desigualdade entre as classe sociais no mundo inteiro.

Bolsa Pesca: como funciona

O Bolsa Pesca é um destes benefícios concedidos aos trabalhadores. O governo paga um salário mínimo durante quatro meses, que são correspondentes aos meses em que os peixes estão se reproduzindo. Os pescadores não podem fazer a pesca destes peixes durante este período para não prejudicar o crescimento deles e garantir que haverá peixes para serem pescados na próxima temporada.

A proibição é essencial para não levar várias espécies de peixes à extinção e até mesmo para garantir o emprego dos pescadores. Caso isso não existisse os pescadores teriam problemas para conseguir o seu sustento.

Bolsa pesca: como funciona e quem pode receber

Quem pode receber o Bolsa Pesca

Desde o lançamento do programa muitas mudanças nas regras já ocorreram. No início do programa era necessário que o pescador fosse afiliado de alguma cooperativa de pescadores para ter direito ao benefício. Hoje em dia isso não é mais necessário, o que causa indignação entre os que estão afiliados e também causa um problema no cadastro destes pescadores, já que os que não estão afiliados em nenhuma cooperativa dificilmente estão cadastrados de forma correta para receber o benefício.

Para definir quem pode receber o Bolsa Pesca o governo tenta realizar um cadastro dos pescadores artesanais do país inteiro, mas esta é uma tarefa complicada, já que o país possui dimensões continentais e muitos destes pescadores não trabalham com carteira assinada. Mesmo assim, o governo tem medidas para fazer este cadastro e garante que concretizará este processo em breve.

Bolsa pesca: como funciona e quem pode receber

Problemas e polêmicas do beneficio

A dificuldade em cadastrar os pescadores e a facilidade que estes encontram para receber o benefício faz com que haja muitas irregularidades no programa. Em algumas cidades mais afastadas existem pescadores recebendo o benefício por três. Em outras, mesmo quem não é pescador recebe o benefício. Há denúncias em alguns estados do uso do benefício para comprar votos.

As polêmicas são comuns, mas o governo trabalha para coibir este tipo de problema e regularizar os cadastros de todos os pescadores que recebem o valor do governo.

Bolsa pesca: como funciona e quem pode receber

Indignação dos demais habitantes

Para quem não recebe qualquer benefício do governo, a indignação é ainda maior. Somando isso aos constantes casos de irregularidades em programas como o Bolsa Família e o Bolsa Pesca, muitas pessoas criticam a forma com que o governo concede os benefícios.

A discussão é longa e certamente continuará enquanto estes benefícios forem concedidos. A verdade é que eles ajudam muitas pessoas mais pobres a ter o que comer. Isso é inegável. O que falta para o governo é controlar e coibir ações ilícitas sobre os benefícios que concede.

Pesquisar
Artigos Relacionados