Bolsa Família Consulta

links patrocinados

Bolsa Família Consulta

Bolsa Família Consulta

O Bolsa Família é um projeto social que tem como objetivo melhorar as condições de vida das classes menos favorecidas no Brasil. É possível se inscrever para receber o benefício se a família possui renda de até setenta reais por pessoa ou então com renda de até cento e quarenta reais por pessoa, mas que tenha entre os familiares crianças ou adolescentes de até dezessete anos. As crianças precisam estar na escola e ter presença média.

Para se inscrever no Bolsa Família, é preciso estar dentro do Cadastro Único de Programas Sociais, que inclui qualquer cidadão que deseja receber benefícios do governo e tem como renda familiar até três salários mínimos. Esse Cadastro serve também como mapeamento da realidade econômica e social do país, bem como comparativo para futuras análises sobre o impacto do programa nessas famílias e, consequentemente, na classe social como um todo.

O Cadastro é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que teve início ainda no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, sendo um projeto da primeira dama Ruth Cardoso. Foi implementado em 2003, na gestão de Luis Inácio “Lula” da Silva, que juntou projetos como o Bolsa Escola, o auxílio gás, o Programa Cartão Alimentação e o Fome Zero em um só. Desde então, recebeu críticas da direita política, bem como da parte conservadora da população, já que estes afirmam que o projeto é “assistencialista” e de cunho “populista”, fornecendo benefícios e deixando os cidadãos mal acostumados, procurando receber apenas a verba.

Benefícios

O Bolsa Família inclui vários projetos sociais, que não necessariamente se encaixam ou são usufruídos por todas as famílias inscritas, como: o Benefício Variável Jovem (BVJ, valor de até setenta reais por jovem de dezesseis ou dezessete anos, que deve se manter matriculado na escola), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Bolsa Verde (taxa de setenta reais para incentivar famílias à preservação ambiental, desde que estejam em áreas ligadas ao ecossistema), a Tarifa Social de Energia (desconto da taxa das contas de luz para famílias de até meio salário mínimo ou de até três salários mínimos que tem um dos familiares com condições de saúde que necessitem do uso constante de aparelhos).

Além disso, tem o programa Telefone Social (disponibilizado pela Anatel), além do Plano Próximo Passo (também conhecido como PLANSEQ, é exclusivo para os beneficiários do Bolsa Família, e é uma sigla para Plano Setorial de Qualificação Profissional, que incentiva jovens acima de dezoito anos e cursando pelo menos a quarta série do ensino fundamental a conquistarem vagas de emprego no setor de construção – vagas como pedreiro, eletricista, etc. – ou do turismo – garçom, cozinheiro, entre outros).

Consulta

Os benefícios do Bolsa Família são transferidos através do banco da Caixa Econômica Federal, portanto basta acessar o site oficial e procurar no menu pelo Bolsa Família, onde você encontra informações sobre o calendário de repasse de verbas, bem como o sistema de consulta de saldo disponível para você e a sua família – isso pode ser feito através da internet ou nas próprias agências.

Fotos

Confira Fotos da Bolsa Família Consulta:

Bolsa FamíliaBolsa Família
O programa Bolsa Família foi criado pelo governo federalO programa Bolsa Família foi criado pelo governo federal
Você pode consultar o saldo do Bolsa Família na internetVocê pode consultar o saldo do Bolsa Família na internet

Pesquisar
Artigos Relacionados