Bolinho de Chuva – Como Fazer

Bolinho de Chuva – Como Fazer

O bolinho de chuva é um item da culinária brasileira passado a gerações como um ótimo prato para o lanche da tarde, acompanhando um filme na sessão da tarde, principalmente em dias quando chove, por isto o nome. Ele se tornou muito popular entre as crianças porque a cozinheira Tia Nastácia da serie Sitio do Pica Pau Amarelo estava sempre a fazer a receita.

As receitas do bolinho de chuva podem conter algumas pequenas variações, mas a base para a confecção do bolinho não se altera. A facilidade com que é feita também não sofre alterações. Existem receitas com leite, e algumas mais modernas que não levam o leite.

Bolinho de Chuva Básico

Para fazer o bolinho de chuva como é tradicionalmente conhecido, é necessário 1 xicara de farinha de trigo, 1 xicara de amido de milho, ½ xícara de leite, 2 ovos, 4 colheres de açúcar e 1 colher de sopa de fermento em pó.

Primeiro é preciso bater bem o açúcar com os ovos, depois deve-se juntas os outros ingredientes em uma vasilha grande e misturar bem. Depois de misturar tudo na vasilha ate criar uma consistência homogênea é só esquentar uma panela com óleo bem quente.

Quando o óleo já estiver fervente na panela, passe a colher na massa e coloque dentro da panela para fritar. Depois que o óleo estiver quente deixe em fogo baixo enquanto frita os bolinhos, que depois de fritos podem ser passados em açúcar com canela.

Receitas modificadas

Algumas receitas indicam a possibilidade de se fazer o bolinho de chuva sem usar leite, ou sem ovos. Para o bolinho de chuva sem ovos utiliza-se 2 xicaras de farinha de trigo, 1 colher de fermento, ½ xicara de açúcar e ½ xicara de leite morno ou água. O processo de preparo é o mesmo.

Para a confecção do bolinho de chuva sem leite deve-se utilizar 1 copo de água, 2 xicaras de farinha de trigo, 1 ovo, ½ xicara de açúcar e 1 colher de fermento. Para o preparo misture o ovo e o açúcar, depois adicione a farinha e o fermento, por ultimo acrescente a agua não deixando a massa nem muito dura e nem muito mole, ai é só fritar.

GD Star Rating
loading...
Bolinho de Chuva - Como Fazer, Nota: 3.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados