Boas marcas de protetores solares

Como escolher um bom protetor solar

A importância do protetor solar em nosso dia a dia já foi exaustivamente comprovada, inclusive pela ciência. A exposição aos raios solares, principalmente aos UVA e UVB, pode causar queimaduras na pele, desidratação, insolação e, a longo prazo, câncer de pele. Para termos uma ideia da importância da utilização de um bom protetor solar,a Sociedade Brasileira de Dermatologia publicou recentemente um estudo mostrando que a exposição aos raios solares em excesso durante a infância e a adolescência é a causa de 70% da incidência de câncer de pele nos adultos.

Como não podemos evitar o sol – e, na verdade, nem devemos -, a única alternativa para minimizar os efeitos dos raios UVA e UVB é utilizando um protetor solar. Há dezenas de marcas no mercado, o que pode deixar os consumidores em dúvida quanto a qual produto escolher. Abaixo, daremos algumas dicas sobre como escolher um bom protetor solar.

Um bom protetor solar de acordo com a pele

Como escolher um bom protetor solar Bom protetor solar

Uma das dificuldades para se escolher um bom protetor solar é saber qual deles combina com seu tom e tipo de pele. Se você tem a pele “normal” – ou seja, nem seca nem oleosa -, pode utilizar protetores solares em spray, creme ou loção. Neste caso, o mais importante é ficar atento ao fator de proteção solar (FPS), que deve ser de pelo menos 30. Verifique, também, se o produto oferece proteção contra raios UVA e UVB.

Se você tem a pele seca, é preciso ter um cuidado a mais: escolha os protetores que têm hidratante em sua composição, para que sua pele não sofra com o produto. Para pele oleosa, por sua vez, o gel é a melhor alternativa, além de filtros que não tenham álcool ou gordura. Para uma pele sensível, o gel-creme é a melhor opção, pois protege e cuida da pele simultaneamente.

Em relação ao tom de pele, as pessoas mais brancas devem aumentar o FPS. O mínimo recomendável para qualquer pessoa é 30. Contudo, para quem prefere não se bronzear, é preferível escolher um bom protetor solar com FPS em torno de 50.

Saiba Como escolher um bom protetor solar

Boas marcas de protetores solares

A marca do protetor solar também é de extrema importância. Contudo, não caia na armadilha de que os mais caros são, necessariamente, os melhores. Devido à importância do produto, o Inmetro realiza testes periódicos com os protetores solares brasileiros. O problema mais comum é o desrespeito de algumas marcas ao FPS. Para ter certeza de que você está adquirindo um bom protetor solar, acesse o site do Inmetro e veja os últimos testes realizados pelo instituto.

Protetor Solar

Quando utilizar

É comum que as pessoas utilizem protetores solares apenas em momentos específicos, como uma ida à praia. Contudo, é muito importante que o protetor solar seja aplicado diariamente. Se você passa muito tempo no sol, aplique o protetor solar pela manhã e volte a aplicar à tarde.

Protetor Solar para cada pele

Protetores específicos

Outra dica importante é utilizar protetores específicos para determinadas partes do corpo, principalmente o rosto. Estes produtos têm uma fórmula especial, que impedem o excesso de oleosidade e, consequentemente, o aparecimento de espinhas.

GD Star Rating
loading...
Boas marcas de protetores solares, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados