Boa Viagem

links patrocinados

Boa Viagem

Boa Viagem

Lá no interior do Ceará existe uma cidade chamada Boa Viagem, esta se caracteriza por estar em uma região típica do Nordeste, o sertão. Conhecida também como Jóia do Sertão, foi um local ocupado por índios antes da chegada dos portugueses. A cidade foi fundada oficialmente no ano de 1864, pelo nome de Boa Viagem, anteriormente a isso recebia o nome Cavalo Morto. Esta foi uma região ocupada pelos portugueses que tinham a intenção de catequizar os índios que habitavam no local.

Boa Viagem e o Sertão Nordestino

O cenário do sertão que já foi descrito por grandes mestres da literatura como Graciliano Ramos em Vidas Seca, Guimarães Rosas em Grandes Sertões: Veredas,Euclides da Cunha com Os Sertões, entre tantos outros poemas e livros existentes sobre o cenário nordestino, hoje apresenta características bem distintas do que foi do que fora narrado por escritores em meados do século XX. Boa Viagem contempla ainda sinais do que é a vivência no sertão do Nordeste, já que fica em uma microrregião do sertão de Quixeramobim.

O clima da cidade é constantemente quente e semiárido, as chuvas são marcantes entre a mudança das estações verão e outono, entre os meses de janeiro a abril. Mas diferente do que acontece em muitas outras cidades do sertões, Boa Viagem é privilegiada pelos rios que abastecem a cidade, como os rios de: Quixeramobim, Boa Vista, Boa Viagem, Barrigas, Barra Nova, dentre outros locais rios que levam água até a população de Boa Viagem e de demais regiões.

Dados sobre Boa Viagem

A cidade está localizada a 216 quilômetros da capital do estado, Fortaleza, e pela rodovia BR 020, o tempo de viagem entre uma cidade e outra é de aproximadamente três horas. Boa Viagem tem a vantagem de estar em um local estratégico e de fácil acesso, uma vez que, a cidade é ligada pelas principais rodovias do estado. É considerada a 31ª cidade do estado de maior população, são mais 52 mil habitantes que residem em Boa Viagem. Praticamente metade desse total de habitantes vive na zona rural, e a outra na área urbana.

Economia da cidade Boa Viagem

A cidade tem como principal economia a agricultura e pecuária, apesar de estar em uma área não muito propícia a agricultura, o solo da região é fértil o suficiente para plantar as principais culturas, que são: feijão, algodão, cana-de-açúcar, milho, mamoma, entre outras. A indústria é ainda relativamente pequena, tendo destaque para a produção de mercadorias têxtis e de calçados. Grande parte do comércio da cidade é informal, e atua principalmente no setor varejista, comercializando produtos para cidades vizinhas.

Opções para os turistas em Boa Viagem

A cidade é uma boa opção para todos aqueles que querem conhecer o interior do Nordeste, e perceber a simplicidade e tranquilidade que reina em ambientes como em Boa Viagem.

Apresenta, também pontos turísticos importantes para todo o Ceará, e este também é um fator que movimenta a economia local. Algumas atrações turísticas são: mini cavernas que apresentam escritos rupestres, igrejas que datam mais de um século, cachoeiras como a das Almas e a Sibiró.

Fotos

Confira Fotos de Boa Viagem:

Boa Viagem Boa Viagem Boa Viagem Boa Viagem

Pesquisar
Artigos Relacionados