BNB Concurso 2014

links patrocinados

BNB Concurso 2014

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é uma instituição financeira de economia mista, que tem o Governo Federal brasileiro como principal acionista. A instituição tem um caráter de banco de desenvolvimento, ou seja, prioriza projetos que têm como objetivo a promoção do desenvolvimento social e econômico da região. Isso é feito através de linhas de crédito com taxas de juros abaixo daquelas praticadas por outras instituições.

Origens

BNB Concurso 2014 BNB Concurso

BNB foi criado em 1952, através de Lei Federal. Sua sede está localizada na capital do Ceará, Fortaleza. Contudo, o BNB atua em quase dois mil municípios da região Nordeste, abrangendo todos os estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O BNB é, atualmente, o maior banco da América do Sul dentre aqueles que têm o desenvolvimento regional como prioridade. A instituição é responsável, por exemplo, pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e pelo FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste). Além de obter recursos do Governo Federal, o BNF também tem parcerias com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Banco Mundial.

BNB

Funcionários

O BNB tem, atualmente, mais de seis mil funcionários. Por se tratar de uma sociedade de economia mista que tem o governo como principal acionista, o banco preenche seus quadros funcionais através da realização periódica de concursos públicos. Seus funcionários, portanto, são contratados através de regime estatutário, com direito a estabilidade após três anos de efetivo exercício.

Concurso 2014

Concurso público do BNB para 2014

Os últimos concursos públicos realizados pelo BNB aconteceram nos anos de 2004, 2006, 2007 e 2010. Este último teve dois anos de duração, com prorrogação por igual período – sendo válido, portanto, até 2014. Até o momento, não há qualquer informação sobre a abertura de novos concursos públicos do BNB para 2014. Contudo, a instituição já convocou 438 candidatos aprovados no concurso de 2010. Existe a expectativa de que mais pessoas deste exame sejam convocadas, até que o concurso perca sua validade.

BNB Concurso 2014 - saiba mais

Novas vagas

Embora o BNB ainda não tenha anunciado concursos para 2014, quem deseja conquistar um emprego na instituição já pode começar a se preparar. Isso porque, no início de 2013, o BNB anunciou que pretende ampliar consideravelmente seu número de funcionários até 2016. Estima-se que, entre os anos de 2014 e 2016, o BNB ofereça mais de 500 vagas para os mais diversos níveis de especialização.

Atualmente, os cargos de analista técnico e analista bancário, que exigem Ensino Médio completo, têm vencimento inicial de R$2858 no BNB, enquanto o cargo de especialista técnico, que exige Ensino Superior, tem vencimento de R$7029.

É importante ressaltar que “vencimento” é um termo utilizado para caracterizar o “salário” do servidor público. Este valor ainda é acrescido de outros benefícios, como vale alimentação e vale transporte. Portanto, a remuneração (soma do vencimento com os benefícios) dos cargos no BNB é consideravelmente maior do que os valores mencionados acima. O banco certamente abrirá concursos em médio prazo, portanto, esta é uma ótima oportunidade para já começar a se preparar com antecedência.

Pesquisar