Blumenau Oktoberfest

links patrocinados

Blumenau Oktoberfest

Blumenau Oktoberfest

Algumas cidades brasileiras possuem muitas colônias de imigrantes. Estes imigrantes, apesar de morar e trabalhar aqui no Brasil, acabam por propagar os costumes de seus país, seja através da roupa, da bebida ou mesmo pelas festas originais de seus países. Uma colônia de imigrantes que é muito conhecida aqui no Brasil é a dos alemães, que todos os anos desenvolvem sua festa, conhecida por festa do chope ou Oktoberfest.

A festa acontece em Blumenau e é a segunda maior festa desenvolvida por alemães no mundo, nesta festa são difundidas as comidas, bebidas e danças do povo alemão. Em especial, uma bebida que é muito apreciada pelos alemães é o chope e os brasileiros acabaram por incorporar também o costume de bebê-la. Servida como chope a cerveja acaba sendo o principal atrativo da Oktoberfest.

Oktoberfest 2013

Como o nome diz, a festa acontece durante todo o mês de Outubro dentro de um clube que é conhecido como Vila Germânica, nesta vila todas as construções imitam as originais construções alemãs e tanto os restaurantes quanto os bares do local, servem exclusivamente comida e bebida alemã. Há também os pavilhões, onde são feitas as apresentações com bandas locais e também são apresentadas danças e desfiles com pessoas vestidas como Fritz e Frida, isto é, pessoas que resolvem incorporar até a maneira de se vestir do povo alemão.

História da Oktoberfest

A primeira Oktoberfest se originou em Munique, na Alemanha. O objetivo da primeira Oktoberfest era comemorar o casamento do Rei Luis I em 1810, mas a festa tomou uma proporção tão grande que acabou sendo realizada todos os anos e até se propagou por outros países, como Brasil. Aqui no Brasil, a festa teve inicio em 1984 em Blumenau, Santa Catarina e o intuito era propagar os costumes e a cultura alemã, nos países onde as colônias eram grande número.

Oktoberfest em Blumenau

A Oktoberfest brasileira, já na sua primeira edição juntou um público de mais de 100.000 pessoas e até hoje, é sucesso todos os anos. Esta festa une pessoas de todos os estados brasileiros e até de alguns países visinhos, como Paraguai, Uruguai e Argentina. Oferecendo comidas típicas como batata assada com diversos recheios e hambúrgueres feitos de salsicha alemã, a festa é sucesso e tem se propagado por outras cidades, até São Paulo já aderiu a moda da festa alemã, porém lá a festa é realizada em Novembro.

Curiosidades da Oktoberfest

Shows da Oktoberfest

Na Oktoberfest são realizadas apresentações musicais, tanto na língua na alemã quanto algumas interpretações de musicas alemãs cantadas na nossa língua. Há desfiles com companhias folclóricas, destacando trajes típicos e alegorias que lembram comemorações alemãs. Há a escolha da Rainha da festa, que durante todo o mês de Outubro participa de desfiles e junto com outras concorrentes, se destacam pelas categorias que incluem beleza, traje típico e até a descendência alemã.

Outra curiosidade da festa é a competição de quem bebe mais chope, sendo realizada nos pavilhões. A competição tem por objetivo colocar uma grande quantidade de chope em torres milimetradas, onde será contabilizada a maior quantidade de chope ingerida. O ganhador recebe uma premiação em dinheiro.

Fesra Alema Oktoberfest Historia da Oktoberfest

Pesquisar
Artigos Relacionados