Blogs Interessantes

links patrocinados

Blogs Interessantes

A internet permitiu muitos avanços na vida cotidiana das pessoas. Quem já nasceu parte desta sociedade totalmente digital e globalizada não sabe como eram as coisas antigamente, sem a existência do computador e tampouco da internet. Hoje não nos imaginamos sem esta ferramenta, principalmente porque ela permite muitas facilidades para nossa vida.

Uma das grandes contribuições da internet é o maior compartilhamento de informação entre os usuários da rede. Quem tem acesso à internet tem maior acesso ao conteúdo informativo, de entretenimento e, desta forma, maior conhecimento. Um exemplo disso são os sites informativos presentes na rede.

Antigamente, só podíamos ter acesso aos jornais se comprássemos os mesmos. Logo, não se tinha a cultura de comparar o posicionamento e a visão dos veículos de comunicação, bem como dos jornalistas e comentarista, porque para fazer isso precisávamos comprar os exemplares. Com a internet isso mudou.

Blogs informativos

Hoje é possível comparar o pensamento e a visão dos meios de comunicação e de seus funcionários a partir dos sites e blogs que eles mantêm na internet. Por exemplo, muitos jornalistas possuem blogs na internet, hospedados em sites como Uol, Folha Online, Estadão.

Os blogs de jornalistas são muito interessantes porque eles permitem que o leitor fique informado e tenha acesso a opiniões diferentes acerca do mesmo assunto. Um dos blogs mais acessados da internet é o Blog do Noblat, do jornalista Ricardo Noblat, colunista do jornal O Globo. Outros blogs muito interessantes são: RMP, o blog do Renato Maurício Prado e Míriam Leitão.com.

Cada jornalista posta textos mais voltados para a sua área de atuação. A Míriam Leitão, por exemplo, atua na área da economia, então a maioria de seus textos são voltados para assuntos do mundo econômico. Além dos textos escritos exclusivamente por ela, em alguns deles aparecem algum convidado.

Blogs de esportes e entretenimento

Outros jornalistas que fazem bastante sucesso com seus blogs na internet é o comentarista esportivo Juca Kfouri e o comentarista de televisão Mauricio Stycer. Os blogs destes jornalistas estão hospedados no site da Uol, junto com o de outros famosos profissionais, como o do Josias de Souza.

Blogs Grátis

Blogs Grátis

Sobre os Blogs Grátis

Os weblogs, popularmente conhecido como blogs, são sites com estrutura simplificada, que permitem atualizações rápidas e requerem pouco – ou nenhum – conhecimento de linguagens de programação. No começo, tinham o caráter principal de díario online, algo que mudou bastante com o passar do tempo.

Tipos de blogs

O crescimento da chamada blogosfera é impressionante. Em 1999 existiam menos de 50 blogs. No final do ano 2000 haviam alguns milhares; em 2004 eles já chegavam aos 4 milhões. Hoje estima-se que existam mais de 115 milhões de blogs e, a cada dia, 120 mil são criados.

Hoje podemos encontrar blogs sobre praticamente qualquer assunto. Os blogs pessoais ainda existem em grande número, mas também se destacam os corporativos, que visam divulgar produtos para clientes – só a Microsoft tem mais de 4500 blogs neste formato -, e os blogs de gênero, atualmente os mais numerosos na Internet. Estes tratam de algum assunto específico, como esportes, política ou humor.

Criando seu blog gratuito

Embora alguns servidores cobrem mensalidade ou anuidade para que o usuário mantenha um blog no ar, a grande maioria deles ainda é gratuita. Dentre os mais conhecidos no Brasil estão o Blogger – comprado há poucos anos pelo Google -, UOL Blog, Terra Blog e Spaceblog.

Para criar seu blog, acesse algum destes provedores e siga as instruções. Cada um deles possui opções específicas, mas algumas são comuns a todos, como o título de seu blog e o layout – a aparência e disposição dos elementos na página. A maioria dos provedores oferece layouts prontos, mas você também pode criar o seu se tiver algum conhecimento em HTML ou CSS.

Sugestões

Para extrair o que um blog pode te oferecer de melhor, faça alguns testes antes de colocá-lo no ar. Blogueiros mais experientes recomendam que você experimente vários servidores até encontrar aquele que se adequa às suas necessidades.

Alguns blogs são especializados em ajudar quem deseja se aventurar neste meio. Faça uma busca por dicas para blogs e surgirá uma infinidade de conteúdos, que variam do layout a formas para aumentar o número de visitas e atingir o público que você deseja.

Pesquisar
Artigos Relacionados