Black Friday Brasil 2013: lojas participantes

links patrocinados

Black Friday Brasil 2013: lojas participantes

Black Friday é o nome dado a um grande evento promocional, no qual diversas lojas oferecem descontos em produtos. Esta ação comercial costuma ser realizada no último final de semana de novembro, e teve origem nos Estados Unidos, ainda na década de 1960. Recentemente, a Black Friday também chegou ao Brasil, com grandes lojas do varejo oferecendo descontos nos mais diversos produtos.

Em seu país de origem, a Black Friday lembra bastante os saldões de final de ano que acontecem nas lojas varejistas brasileiras. Por lá, os estabelecimentos costumam abrir horas antes do horário tradicional, oferecendo uma quantidade bem limitada de produtos. Por isso, assim como nos saldões brasileiros, é comum que os norte-americanos passem a noite em frente às lojas, formando filas ainda no começo da noite anterior à Black Friday.

No Brasil, a Black Friday funciona de maneira um pouco diferente, com boa parte da ação de vendas acontecendo na internet. Algumas lojas também oferecem os mesmos descontos em suas unidades físicas, mas isso não é regra.

A Black Friday no Brasil

Black Friday Brasil 2013: lojas participantes Black Friday Brasil 2013

Black Friday chegou ao Brasil oficialmente em 2010, quase que exclusivamente para o comércio virtual. Em suas primeiras edições, o evento promocional teve algumas polêmicas, principalmente no que diz respeito aos descontos falsos. A manobra funciona da seguinte maneira: dias antes da Black Friday, algumas lojas aumentam artificialmente o valor de seus produtos, para simular um desconto no dia da promoção. Na prática, está apenas sendo oferecido o preço real dos produtos, mas, devido ao impulso, alguns consumidores acabam adquirindo estes produtos, acreditando estar recebendo grandes descontos.

Esta prática condenável tem sido muito combatida pelo PROCON e pelo Ministério Público. Por isso, aos poucos, a Black Friday do Brasil vai se tornando um evento realmente confiável. Embora ainda aconteçam alguns problemas de falsos descontos, isso está ficando cada vez mais raro, principalmente porque as empresas estão tomando consciência de que os consumidores estão cada vez mais bem informados. Na Black Friday Brasil de 2013, por exemplo, foram criados vários sites que postaram falsos descontos.

Black Friday Brasil 2013: o que é

Lojas participantes da Black Friday Brasil de 2013

As lojas brasileiras estão percebendo que a Black Friday é uma excelente oportunidade de negócios. Por isso, cada vez mais lojas de renome estão adotando as promoções no último final de semana de novembro. Em 2013 participaram da Black Friday empresas como Submarino, Extra, Colcci, Muffato, Marisa, Netshoes, Sony e várias outras.

Lojas participantes

Lista completa de lojas

Embora não seja uma obrigação, muitas lojas participantes se cadastram na página oficial da Black Friday do Brasil. Portanto, se você quer ver a relação completa das lojas que participam do evento, acesse o site oficial da Black Friday brasileira.

Black Friday Brasil 2013: lojas participantes - saiba mais

Como denunciar falsos descontos

Se, durante a Black Friday, você encontrar produtos com descontos possivelmente falsos, a primeira coisa a se fazer é acessar alguma página de comparação de preços, como Buscapé e Já Cotei. Este último, inclusive, oferece detalhes do histórico do preço do produto, o que facilita muito na hora de identificar falsos descontos. Caso a suspeita se confirme, denuncie a manobra para o PROCON, ou informe outros consumidores no Reclame Aqui.

Pesquisar
Artigos Relacionados