Bjork biografia

links patrocinados

Bjork biografia

Björk Gudmundsdottir nasceu na cidade de Reikjavik, capital da Islândia, em 1965. Ela nasceu em uma comunidade de artistas, nos moldes hippies. Seus pais a encorajaram a exercitar seus talentos logo cedo. Com apenas 5 aninhos passou a frequentar aulas de canto em uma escola de música, na qual também aprende a tocar piano e flauta.

Infância e adolescência

Em 1977, Björk gravou o seu primeiro disco com a ajuda do seu padrasto. Ganhou um disco de platina e se tornou conhecida por seu inovador estilo e irreverente. Ainda na adolescência, formou uma banda só de garotas, Spit and Snot. Tempos depois, ela fez parte de outras duas bandas: Exodus e JAM 80.

Já nos anos 80, fez dois discos com KUKL e exercitou outros talentos enquanto ainda se desenvolvia como artista. Escreveu um pequeno livro de poemas para ganhar um pouco de dinheiro. Hoje em dia esse livro é um objeto de coleção.

A maternidade e a maturidade

Em 1985 Björk descobre que está grávida e apesar de ser muito jovem, resolveu continuar com KUKL, a banda em que estava na época. Saiu da banda e continuou tocando e cantando. Teve seu filho no ano seguinte e se casou. Nessa época, passou a integrar a banda Sugarcubes, que fez muito sucesso.

Em 1993, lançou seu primeiro single solo “Human Behaviour”. Björk surpreendeu todo mundo quando conseguiu o terceiro lugar em vendas assim como os melhores lugares nos rankings de música pelos singles Venus as a Boy e Big Time Sensuality.

Mudanças na vida e na carreira

Em 1997, decidiu pisar fundo na eletrônica e lançou Telegram, um disco muito diferente do que estava acostumada a produzir. Ficou conhecida como ótima compositora e também produtora. Em 2000, estrelou um musical do dinamarquês Lars Von Trier.

No período compreendido entre 2002 e 2003, Björk dedicou-se as recompilações para comemorar seus 10 anos de carreira solo. Em 2002 ela lançou uma coletânea de suas melhores canções, cujo repertório foi escolhido pelos fãs em uma votação no seu site oficial. De lá para cá, continua produzindo e fazendo a alegria dos fãs do mundo todo.

Bjork Discografia

Björk Discografia

Sobre a Björk Discografia

Björk é uma das maiores musas indies de toda a história da música. Ela nasceu na Islândia em 21 de novembro de 1965, e é conhecida pela excentricidade e originalidade, tanto nas suas músicas quanto nos clipes, e também na forma de se vestir.

A cantora também é instrumentista, produtora musical, e atriz, e já ganhou um Prêmio Nobel da Música (O Polar Music Prize). Seu estilo é composto por uma variedade grande de outros estilos, ou seja, é um ecletismo que mistura jazz, rock, música clássica, eletrônica e folclórica.

Álbuns da Björk – Discografia

Ao todo, Björk em carreira solo já lançou oito álbuns de estúdio e duas trilhas sonoras. Confira abaixo alguns de seus principais lançamentos:

Seu primeiro álbum solo levou seu nome, e foi lançado em 1977. Ele só circulou na Islândia, mas apesar disso rendeu um disco de platina para a cantora. Logo após esse disco, Björk entrou em vários outros projetos com bandas. Só para citar algumas, fez parte de Spit and Snot, Exxodus, Tappi Tikarrass, KUKL e Sugar Cubes.

Em 1993, juntamente com Nellee Hooper, lançou Debut, um dos álbuns que lançaram o estilo trip-hop. Um dos grandes sucessos deste álbum foi o single “Human Behaviour”, que além de sucesso internacional também é dotado de um clipe bastante original.

Já em 1995 Björk lançou o álbum Post. Ele é até hoje reconhecido como um dos melhores álbuns da cantora, e deixou-a conhecida e consagrada no mundo todo, sobretudo na Europa. Ele contém vários elementos experimentais em suas músicas, e uma delas, a “Army of Me” é considerado um dos hits de Björk.

Depois de muitos outros álbuns lançados e de anos de sucesso, em 2008 a musa indie lançou o single Náttúra, que segundo ela foi composta especialmente para incentivar a utilização consciente dos recursos naturais da Islândia. A canção também tem participação especial do cantor Thom Yorke, vocalista da banda Radiohead.

Pesquisar
Artigos Relacionados