BIREME Scielo

links patrocinados

BIREME Scielo

BIREME Scielo

A Bireme busca democratizar o acesso a pesquisas desenvolvidas na área da Saúde. Ela está ligada à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), e através do banco de dados da Scielo disponibiliza artigos científicos e revistas acadêmicas da América Latina e Caribe.

Brasil

Com esse objetivo de democratizar o acesso as informações vindas de projetos e pesquisas na área de saúde, a Bireme, caracterizada como um Centro Especializado da OPAS/OMS realiza seus trabalhos no Brasil desde 1967 auxiliando de forma técnica para que essas informações possam ser acessadas e também com o objetivo de permitir a troca de informações e de conhecimento, além de facilitar a comunicação no campo do conhecimento científico em Saúde na América Latina.

Todas as funções e serviços desse centro têm como foco o desenvolvimento de maneiras e habilidades tanto no gerenciamento como na maneira como se organizam e preservam as informações e o acesso a elas, sem esquecer da importância de disseminar e divulgar as novidades decorrentes de pesquisas e projetos científicos.

Durante todos os anos de contribuição técnica, a Bireme ajudou a alavancar esse acesso e essa democratização das informações de qualidade na área, permitindo assim o desenvolvimento do conhecimento na área de Saúde, da mesma forma que colaborou para a expansão e inclusão social da região em que está inserida.

Mudança

Durante todos os anos de atuação, a história da Bireme foi marcada por momentos distintos, e um dos mais importantes para uma atuação mais ampla foi na década de 90 onde ocorreu a descentralização de suas ações na América Latina, assim como no Caribe.

Com essa descentralização, cada país passa a contar com uma entidade ligada à Bireme que fica responsável por coordenar todas as atividades relacionadas ao conhecimento em nível nacional, promovendo assim a disseminação de produções científicas nacionais. Isso contribuiu com o desenvolvimento de iniciativas que pudessem auxiliar no gerenciamento e também permitindo que todas as informações passassem a serem melhor organizadas e posteriormente pudessem ficar disponíveis ao público.

Scielo

A descentralização do domínio intelectual na década de 90 também foi marcada pela criação de outro órgão, a Biblioteca Virtual em Saúde, (BVS). Ela foi uma iniciativa que se mantém ativa até os dias de hoje e que consiste no uso da internet para acesso e disseminação do material acadêmico.

No mesmo ano de criação da BVS, em 1998, surge a Scientific Electronic Library Online (SciELO), que teve como incentivadores e responsáveis por colocar esse projeto em prática a Agência de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que em uma parceria com a Bireme tornou o Scielo referência na divulgação e acesso de dados, revistas, artigos e outras informações provenientes da área científica e acadêmica do Brasil, de forma totalmente livre e gratuita.

O site

Além da parceria entre a FAPESP e a BIREME em 2002, o SciELO passou a contar também com o auxílio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e o principal foco desse projeto é permitir o armazenamento e disseminação do que é produzido cientificamente de uma maneira ágil e simples, ou seja, de forma eletrônica.

Em função do conteúdo que tem, o portal passa por constantes atualizações, conforme a produção de conteúdo ou em função de novos avanços do projeto.

Fotos

Confira Fotos da BIREME Scielo:

Bireme ScieloBireme Scielo
A Bireme e Scielo são bibliotecas digitaisA Bireme e Scielo são bibliotecas digitais
Página da Scielo e Bireme na internetPágina da Scielo e Bireme na internet

Pesquisar
Artigos Relacionados