Bireme Medline

links patrocinados

Bireme Medline

A cada dia novas pesquisas científicas são realizadas para que a ciência possa avançar. Assim, cada área estudada possui uma grande diversidade de pesquisas já elaboradas e testadas previamente. Além daqueles que estão sendo analisadas. Isso gera milhares de pesquisas sendo estudadas a cada dia. Somente na área da medicina, por exemplo, são escritos de quatro a cinco milhões novos artigos por ano.

Arquivo MEDLINE

As revistas científicas divulgam com certa frequência materiais sobre as pesquisas da área da saúde, mas não há nelas, o espaço para todos os estudos realizados. Da mesma forma que esses veículos não são disponíveis a todos.

Para dar conta de registrar todos esses documentos e pesquisas, e disponibilizá-los o mais rápido possível em um sistema acessível a todos, foi criado o MEDLINE. A sigla MEDLINE significa Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Trata-se de um arquivo que reúne dados de toda a literatura internacional da área de saúde.

As áreas que são abordadas nesse sistema são as relacionadas a ciências, enfermagem, biomedicina, odontologia, medicina e veterinária.

Produção

Quem dá conta dessa produção e publicação de artigos é a NLM (National Library of Medicine). Esta se encarrega de divulgar tudo o que é produzido pela ciência na área de saúde. O conteúdo integra pesquisas de todo o mundo, buscando certa atualidade no sistema.

O NLM é americano, mas reúne pesquisas da área médica e biomédica de mais de 70 paises. A MEDLINE integra um total de quatro mil revistas da área de saúde dos Estados Unidos, e conta com mais outras milhares de bibliografias estrangeiras.

Os benefícios do arquivo

Um arquivo como a MEDLINE permite a renovação mais rápida das pesquisas científicas, e assim, um avanço na ciência, já que, há a possibilidade de saber das últimas pesquisas, e os resultados, e investir em novas pesquisas semelhantes, ou descartar algumas, uma vez que o resultado foi negativo.

Outra vantagem é porque se refere ao sistema credível, um local em que os profissionais da área podem confiar e saber que o que está sendo divulgado é verídico. Além disso, é um sistema universal, que todos, profissionais da área ou não, podem ter acesso.

As desvantagens desse sistema

Os cientistas brasileiros precisam escrever as pesquisas em inglês para que elas possam entrar na MEDLINE. De milhares de publicações e bibliografias existentes, poucas delas são brasileiras.

Porém, a cada nova pesquisa nacional que entra nessa literatura, é um mérito muito grande aos cientistas, e motivo de orgulho dos profissionais da área.

Acesso da MEDLINE

A procura por qualquer artigo é simples, já que é online. Quem quer procurar alguma pesquisa, dentre as milhares já publicadas nessa grande biblioteca virtual, deve ir até o site da National Library of Medicine. Lá o interessado, coloca em “search” o que se está procurando, e em “for” o título da pesquisa. Não tem problema se o título não está exatamente o mesmo, o sistema irá encontrar, desde que, haja alguma palavra em comum no nome do artigo e no que foi digitado. Ao procurar por autores, as listas de publicações, às vezes, são extensas, uma vez que, alguns autores têm muitas pesquisas divulgadas na MEDLINE.

Fotos

Confira Fotos da Bireme Medline:

Bireme MedlineBireme Medline
Pesquisa BiremePesquisa Bireme
Portal BiremePortal Bireme

Pesquisar
Artigos Relacionados