BHTRANS

BHTRANS

BHTRANS

A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) é a responsável por toda a gerência do transporte público e trânsito da cidade. A empresa foi fundada em 1991 e é uma das melhores no setor de gerenciamento de trânsito do país.

A BHTrans é uma sociedade mista. Noventa e oito por cento da empresa é do município; 1% cabe à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP) e o restante, 1%, pertence à Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL).

Educação no trânsito

A BHTrans oferece programa de educação no trânsito para toda a capital mineira. O objetivo é transformar o ambiente em um trânsito mais seguro e colaborativo. Isso ocorre de forma permanente, através de campanhas, eventos, entre outros.

Os públicos atendidos nesse programa são todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados ao trânsito de Belo Horizonte, como pedestres, operadores de transportes públicos, motoristas, ciclistas, motociclistas, condutores de veículos de tração animal, usuários do transporte coletivo e pessoas com deficiência física ou mental.

A educação no trânsito também é direcionada a programas em empresas, escolas, e equipes de órgãos de trânsito no Brasil.

Cadastro de vagas especiais

A BRTRANS emite uma credencial para todos aqueles com direito as vagas especiais. O sistema existe para que fique comprovado o direito ao uso dessa vaga, e para que não seja possível que outro indivíduo que não precise da vaga a ocupe.

Cabe à organização das vagas especiais coloca-las em estacionamentos rotativos e em áreas livres. Ao todo, elas somam 671 na cidade. As vagas são específicas para indivíduos com deficiência física ou visual, ou que apresentem dificuldades de locomoção.

Para a solicitação da credencial, basta o interessado procurar a gerência de atendimento ao usuário da BHTrans, e levar uma solicitação autenticada em cartório, RG ou CNH, e comprovante residencial.

Números do trânsito em BH

Belo Horizonte tem um total de 2.385.640 habitantes. No ano de 2010, o número de mortos envolvidos em acidente de trânsito foi de 262. Ao todo, foram três morte em acidentes de bicicleta; a cada 10 mil veículos houve 1,97 mortos; a cada 100 mil habitantes, 11,04 morreram devido aos acidentes de trânsito, e a cada 10 mil veículos, houve uma média de 23 atropelamentos.

Cartão BHbus

Os usuários dos transportes coletivos podem retirar a bilhetagem eletrônica, sistema implementado em Belo Horizonte no ano de 2002.

Com o bilhete, o usuário pode recarregar sempre que quiser nos pontos de terminais de ônibus de Belo Horizonte. O cartão tem validade de até um ano, perdendo o direito de crédito após a data de vencimento.

Fotos

BHTransBHTrans
A BHTrans é responsável pelo transporte coletivo de Belo HorizonteA BHTrans é responsável pelo transporte coletivo de Belo Horizonte
A BHTrans é uma empresa públicaA BHTrans é uma empresa pública

GD Star Rating
loading...
BHTRANS, Nota: 1.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados