BGA RJ

links patrocinados

BGA RJ

BGA RJ

A Bolsa de Gêneros Alimentícios (BGA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, que funciona em um mesmo sistema de Bolsa de Valores, porém, trabalha com os gêneros alimentícios. A organização conta com a colaboração dos associados, do Governo do Estado, entidades, empresas privadas, e outras instituições.

Os produtos que a Bolsa trabalha podem ser de origem animal, vegetal, mineral e industrializado. Os principais produtos são: aves, suínos, bovinos, café, arroz, feijão, laticínios, milhos e derivados, óleos e gorduras, especiarias, e mercadorias importadas como o vinho, o bacalhau, o alho e azeite.

Principais atividades

O principal objetivo é o fiscalizar, operar e organizar produtos alimentícios para a comercialização, e isso ocorre em um sistema de Bolsa.

A BGA atua com a produção e comércio de produtos dos gêneros alimentícios, seja nacional ou estrangeira, para incrementá-los no mercado disponível. Para isso, a Bolsa estabelece condições para a transação desses alimentos e regula os negócios entre os seus associados.

Ainda participa da intensificação da policultura de cereais no país, envolvendo facilidades de produção, transporte e comercialização. Além de acompanhar os dados estatísticos de alimentos, como: produção, estoques, consumo, cotações, transporte e custos de armazenagem.

Para alcançar seus objetivos a Bolsa tem que proporcionar melhorias significativas na agricultura e viabilizar a oferta de produtos. Cabe à organização aproximar-se dos associados e promover facilidades em relação às transações alimentícias.

A BGA também participa de ações sociais como práticas educacionais, culturais, esportivas, cívicas e sociais. Para essas causas, a associação cede o espaço e dá assistência para esses setores.

História da BGA

A BGA foi fundada em 1951 no Rio de Janeiro, capital. O motivo da criação foi ao aumento de exportações, comércio e negociação do setor alimentício na cidade devido a existência do porto no local. Na época, o porto do Rio de Janeiro era o mais importante do Brasil, e este, o responsável pela distribuição dos produtos para os demais estados.

Hoje, a Bolsa está localizada no bairro da Penha no Mercado São Sebastião, e conta com 420 salas comerciais anexadas ao Mercado. Diariamente transitam pelo local aproximadamente 500 pessoas.

O órgão firma parceria com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e com o Ministério da Agricultura.

Informações Online

A associação disponibiliza no site da BGA as principais atividades relacionadas ao setor de alimentos, como, por exemplo, a cotação desses produtos, nesta área é possível encontrar todas as mercadorias trabalhadas e divididas conforme as especificidades de cada.

Na página da BGA há as últimas notícias a respeito da inflamação, e de alterações do preço dos alimentos, como matérias a respeito do IPC (Índices de Preço ao Consumidor), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), entre outros.

Além disso, o site contém informações a respeito da Bolsa, como estatuto, serviços, contato e principais atuações.

<2>Fotos

BGA RJBGA RJ
Bolsa de Gêneros Alimentícios Bolsa de Gêneros Alimentícios
Site do BGASite do BGA

Pesquisar
Artigos Relacionados