Benefícios INSS

Benefícios INSS

Ao mesmo tempo em que vivemos em uma sociedade na qual cada indivíduo tem que conseguir encontrar meios e soluções de resolverem suas pendências e obrigações por conta própria, o que resulta na busca incessante por trabalho que gere renda fixa, algumas ocasiões fogem do controle dos cidadãos e pedem por uma atenção do governo.

Papel do governo

Nesse caso, o governo federal conta com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que faz parte do Ministério da Previdência Social. Normalmente, o INSS é ligado a questões como pagamento de impostos e taxas obrigatórios, mas há uma série de benefícios que o órgão governamental é responsável por oferecer.

Da mesma maneira como muitas pessoas associam o INSS principalmente ao pagamento de impostos, este Instituto também é bastante lembrado pelo seu papel no pagamento da aposentadoria. Esse valor é um daqueles pagos pela arrecadação de impostos que os trabalhadores repassam ao INSS todos os anos.

Mesmo considerando a aposentadoria, ainda existem outras categorias dentro dela. O trabalhador recebe o benefício do INSS nos casos de aposentadoria por idade, invalidez, tempo de contribuição e a especial. Portanto, é relativo quando a pessoa deve parar de trabalhar, pois a conta pode ser feita pensando na idade física que garante a capacidade do corpo, ou no tempo que a pessoa já dedicou ao mercado de trabalho.

Variações específicas

Além dos casos de aposentadoria, o INSS ainda conta com outras situações nas quais os contribuintes recebem os benefícios do governo federal. As categorias possíveis são: Auxílio-doença; Auxilio-Doença para Empresa Convenente; Auxílio-acidente; Auxílio-reclusão; Pensão por morte; Salário-maternidade; e Salário-família.

Cada uma dessas opções tem as suas variáveis e especificidades próprias. No caso do salário-família, por exemplo, a remuneração paga pelo governo depende da idade dos filhos e do valor que o trabalhador recebe mensalmente. Ao mesmo tempo, o salário-maternidade também varia de acordo com a idade da criança e o tempo de duração do benefício pode ser maior ou menor.

Portanto, para conhecer detalhadamente todas as informações sobre cada tipo específico de benefício do INSS a melhor maneira é acessando o site oficial da instituição governamental. Assim também é possível comparar as diferenças e ver em qual caso determinada situação se encaixa.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados