Benefícios do Pilates para as Mulheres

links patrocinados

Benefícios do Pilates para as Mulheres

Pilates é um método muito eficaz de alongamento que se utiliza do peso do próprio corpo para que seja realizado. Os exercícios por ele propostos, ajudam a aumentar e restabelecer a força muscular e ainda no aumento da flexibilidade, além de prevenir lesões, corrigir a postura e melhorar a respiração.

O Pilates foi inventado por Joseph Pilates, por volta do ano de 1920. Joseph era uma criança frágil e sofria de febre reumática e também de asmas, o que lhe deixou algumas sequelas. Por isso, ele resolveu trabalha na busca por um bem-estar e na procura por um equilíbrio, criando um método próprio que chamou de ‘Contrologia’.

Confira mais

Benefícios do Pilates para as Mulheres Benefícios do Pilates para as Mulheres - saiba mais

Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph trabalhou numa enfermaria e ajudou milhares de pessoas a recuperar a força e a mobilidade, instalando mola nas camas.

Tempos depois, Joseph abriu seu primeiro estúdio, equipado com aparelhos totalmente criados e desenvolvidos por ele mesmo e que hoje são utilizados em todo o mundo por milhares de pessoas adeptas ao método, conhecido hoje como Pilates.

Apesar de ter sofrido influência do Zen Budismo, da Yoga, das Artes Marciais e ainda dos exercícios praticados pelos antigos romanos, o Pilates continua ganhando a cada dia mais adeptos.

Conheça os Benefícios do Pilates para as Mulheres

Como é praticado o Pilates e Curiosidades

Engana-se quem pensa que praticar pilates é fácil. Ele exige muita concentração, alinhamento, respiração, controle, integração e centralização de movimentos.

Por isso, você deverá procurar uma academia de confiança ou ainda um instrutor credenciado para começar a praticar o Pilates. Se os exercícios e alongamentos foram executados de forma errada, eles podem chegar a causar lesões.

O Pilates traz também inúmeros benefícios às gestantes, ajudando no fortalecimento da musculatura pélvica e ainda na diminuição das dores na lombar. Além disso, os exercícios ajudam a melhorar a circulação, a respiração e no relaxamento.

Benefícios do Pilates para as Mulheres

Benefícios do pilates para as mulheres

Entre os incontáveis benefícios do pilates para as mulheres, podemos destacar principalmente o aumento da flexibilidade e a melhora da postura, que reduz em muitos casos as dores nas costas. Podemos dizer que o objetivo principal do Pilates é conseguir um corpo alinhado e forte, que lhe ajudará nas tarefas diárias.

Além disso, com o Pilates é possível se melhorar a coordenação, atingir maior tonicidade muscular e ganhar uma amplitude nos movimentos.

Podemos resumir os benefícios do Pilates em quatro grandes grupos, a saber:

Melhora a autoestima e a respiração, ajudando assim a reduzir também o stress do dia a dia;

Melhora a coordenação, a postura corporal e o equilíbrio;

Fortalecimento dos músculos;

Benefícios do Pilates

Quanto tempo demora para aparecerem os primeiros resultados?

Cada sessão de Pilates dura cerca de uma hora. Vale ressaltar que cada aluno é único e que é preciso praticá-lo pelo menos duas vezes na semana.

Em cerca de três sessões de Pilates, já é possível se notar uma melhora nos resultados fisioterapêuticos. Já os benefícios estéticos demoram um pouco mais de tempo para aparecerem, sendo notados a partir da sessão número 30.

Praticando o Pilates, você conseguirá inclusive uma melhora no seu equilíbrio emocional.

Pesquisar
Artigos Relacionados