Belo Horizonte MG

links patrocinados

Belo Horizonte MG

Belo Horizonte MG

Capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte foi fundada em dezembro de 1897 e conta com aproximadamente dois milhões e quatrocentos mil habitantes, o que a torna a sexta mais populosa do país.

Conhecida como cidade jardim por conta da grande quantidade de áreas verdes, sendo que há mais de dois milhões de árvores no município, um número bem acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, Belo Horizonte já foi considerada a metrópole com a melhor qualidade de vida da América Latina.

Com grande importância econômica tanto nacional quanto internacionalmente, BH, como também é conhecida, representa a quinta maior economia do Brasil. O setor que mais movimenta a economia é o terciário, com destaque para a prestação de serviços, comércio, mercado imobiliário, administração pública e serviços financeiros.

Belo Horizonte MG

Infelizmente, Belo Horizonte é uma das cidades mais violentas do país e também uma das que concentram o maior número de mortes no trânsito. Para conter a criminalidade, um dos órgãos mais importantes é a Risp (Região Integrada de Segurança Pública), que une as forças das polícias militar e civil e também do corpo de bombeiros na troca de informações e planejamento de ações.

Cultura

Belo Horizonte Minas Gerais

A música e a literatura são os segmentos culturais de maior destaque na capital mineira. Tendo sido responsável por revelar grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, Skank, Pato Fu, Jota Quest, Sepultura, 14 Bis e César Menotti e Fabiano, Belo Horizonte conta com diversas casas noturnas e de espetáculos, com opções para todos os estilos.

Poetas e escritores de renome nasceram em Belo Horizonte. É o caso de Carlos Drummond de Andrade e Fernando Sabino. O poeta criou, juntamente com outros artistas, o veículo A Revista, que divulgava o modernismo e atualmente a prefeitura promove o Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte.

Atrações turísticas

Pontos turisticos Belo Horizonte

Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades planejadas do país e conta com pontos turísticos de encher os olhos. Só a região da Pampulha concentra algumas das obras mais lindas da cidade, como a Igreja de São Francisco de Assis e o Museu de Arte da Pampulha. Planejado por Oscar Niemeyer, o local conta com um lago cercado por jardins de Burle Max, azulejos de Paulo Werneck e outras construções de destaque, como o Mineirão, estádio de futebol cujo nome oficial é Governador Magalhães Pinto, o Jardim Botânico e o Parque Ecológico.

Valem a visita também a Praça da Liberdade, que concentra as sedes governamentais, o edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública, a Catedral de Nossa Senhora de Boa Viagem, construída no estilo neogótico, a Feira de Arte e Artesanato de Belo Horizonte, considerada a maior da América Latina, com mais de setecentas barracas e totalmente setorizada e o Viaduto de Santa Teresa, um dos primeiros do país a receber concreto armado em sua estrutura.

E não dá para visitar Belo Horizonte e não frequentar pelo menos um boteco, visto que a cidade é conhecida como a capital nacional dos botecos, tamanha a quantidade de estabelecimentos deste tipo existentes na região.

Parques em Belo Horizonte Minas Gerais Belo Horizonte

Pesquisar
Artigos Relacionados