BDI o que é

BDI o que é

BDI o que é

Sobre o BDI o que é

BDI é a sigla para a expressão inglesa Budget Difference Income, que pode ser traduzida como Benefícios e Despesas Indiretas, um conceito usado pela Engenharia de custos.

O BDI constitui um elemento do orçamento que deve cobrir as despesas indiretas de um determinado empreendimento, seja este uma obra ou um serviço, e ainda gerar o lucro pretendido. Trata-se de um custo “indireto” porque não diz respeito diretamente nem ao material, nem aos elementos que operam sobre ele, como mão-de-obra, equipamento, instrumentos, softwares, etc.

Alguns profissionais têm preferido o termo “Lucro e Despesas Indiretas”, substituindo BDI pela sigla LDI, mas ainda domina o termo BDI, que é aceito, inclusive, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Outros usam BDI para se referir a “Bônus” e Despesas Indiretas, o que acaba significando a mesma coisa: lucro bruto e despesas indiretas.

O que significa BDI

O BDI constitui um percentual que, aplicado ao custo da obra, vai elevá-lo ao preço final do serviço, o que significa que o preço de execução de uma obra é igual ao seu custo mais a taxa de BDI. O percentual do BDI pode ser aplicado tanto ao valor unitário de cada componente do orçamento quanto ao custo total.

Como qualquer outro item orçamentário, é importante calcular o BDI analisando as variações que ocorrem em função do local, do tipo de obra, entre outros fatores.

No cálculo do BDI, devem ser incluídas variáveis como o lucro das empresas construtoras e os impostos devidos ao governo.

A partir disso, já se pode notar que não existe um BDI médio ou setorizado, pois cada obra tem seu próprio BDI. No entanto, muitos profissionais procuram por esse índice, apesar de não ser de forma alguma apropriado utilizar a taxa de um orçamento para aplicar em outro.

Importante

É importante ressaltar que “orçamento” não deve ser confundido com gasto. Ao fazer um orçamento, o profissional ou a construtora avalia e estima o montante que deve ser desembolsado para a execução de uma obra. Nesse orçamento são considerados fatores como o “gasto”, isto é, o custo que essa obra exige, o lucro que deve ser obtido e as despesas indiretas.

GD Star Rating
loading...
BDI o que é, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados