Batepapo UOL

links patrocinados

Batepapo UOL

Batepapo UOL

Uma das formas mais primárias de comunicação na internet se dá através dos chamados chats, que datam antes mesmo dos anos oitenta, ainda que em capacidades mais limitadas. Nesses casos, os usuários eram informados sobre um endereço específico e geralmente conversavam sobre assuntos também específicos (era como uma reunião ao vivo, porém através dos computadores), com uma limitação de pessoas sabendo sobre a conversa – ou seja, apenas aqueles que faziam parte do grupo.

A partir da popularização da internet a partir da década de noventa, principalmente em países como os Estados Unidos, Japão, Inglaterra, entre outros do Hemisfério Norte, os chats acabam se tornando extremamente amplos, embora ainda não percam o significado de aldeia (virtual). Ou seja, as divisões geralmente envolviam o local geográfico (mais precisamente o mesmo país, devido à mesma língua e cultura e conhecimento do portal em questão), a idade (no sentido de ter mais assuntos em comum e estar numa mesma fase da vida) ou ainda o tipo de relação que procuravam na rede (namoro, amizade, sexo, conversação descontraída e sem compromisso).

Um dos primeiros e mais famosos bate papos a ser criado no Brasil foi o do portal de informações, notícias e serviços UOL (atualmente filiado ao Grupo Abril e à Folha de S. Paulo). Naquela época, fins dos anos noventa, a maioria dos usuários se comunicava através da conexão discada (com a conta ligada com a do telefone e o número de pulsos de acordo com o horário, instabilidade de conexão de rede). A maioria das pessoas também utilizava o chat apenas para matar a curiosidade e passar o tempo, como um hobby para descobrir novas pessoas e novas formas de se relacionar. Em alguns casos (não tão raros) esses indivíduos trocavam outras informações para se encontrar ao vivo ou então continuar se encontrando frequentemente (seja na mesma sala com o mesmo apelido – nickname – ou então de outras formas, como pelo telefone, programas como o MSN Messenger ou ICQ, que na época era muito popular).

Mais informações

Atualmente, o bate papo do UOL continua mantendo o mesmo formato de dividir as salas de acordo com a região, depois com a idade e em alguns casos também com o que o usuário procura. Entretanto, cada vez mais as pesquisas sobre o uso da internet demonstra que não temos interesse em conversar com pessoas totalmente desconhecidas. Além de amigos e familiares que já conhecemos, procuramos por amigos dos nossos amigos, pessoas consideradas líderes de opinião na internet (que influenciam outras através de suas posições e argumentos ou mesmo conhecem e gostam bastante sobre um assunto).

Ainda quando interagimos com pessoas completamente desconhecidas, essa interação sempre busca algo em comum, como uma série favorita, aquela banda preferida, interesse por tecnologia, graphic novels, literatura russa, artesanato, viagens, fotografia, etc. Dificilmente as interações mais profundas são entre aqueles que nada se parecem. Nesse sentido é que o conceito de aldeia (ainda que reformulado pelo digital) se reafirma na medida em que queremos nos relacionar com aqueles que têm experiências semelhantes, ainda que seus pontos de vista sejam completamente diferentes.

Fotos

Confira Fotos do Batepapo UOL:

Bate papo UolBate papo Uol
As salas do bate papo Uol são as mais famosasAs salas do bate papo Uol são as mais famosas
A Uol recebe celebridades para participar do bate papoA Uol recebe celebridades para participar do bate papo

Pesquisar
Artigos Relacionados