Base Aérea de Canoas

links patrocinados

Base Aérea de Canoas

Base aérea de Canoas

Integrando o Ministério de Defesa, como parte da Força Aérea Brasileira, a Base aérea de Canoas, no Rio Grande Do Sul, tem como objetivo proteger o território brasileiro, fornecendo apoio no ar e em terra.

Atualmente, a base está sob o comando do Coronel Aviador Airton Miguel Yasbeck Junior. E têm duas pistas de pouso, a principal com 2.750 metros e a pista de emergência com mesmo comprimento, no entanto, um pouco mais estreita.

Em 1874, Canoas era apenas um Distrito do Município de Gravataí, o que mudou com a construção de uma estrada de ferro que uniu Canoas à capital do Rio Grande do Sul – Porto Alegre.

Em 1937, o terceiro Regimento de Aviação do Exército de Santa Maria foi transferido para Canoas. Quatro anos mais tarde o regimento passou a ser dirigido pela aeronáutica, recebendo o nome de “Base aérea de Porto Alegre”. Em agosto do mesmo ano é finalmente extinto o Regimento de Aviação do Exército e criado a Base Aérea de Canoas.

Aeronaves na Base Aerea de Canoas

Logo no início, a “Base Aérea de Canoas” formou 180 oficiais aviadores para estarem disponíveis a possíveis conflitos na Europa, já que surgia, na época, a Segunda Guerra Mundial.

Geralmente, a Base Aérea de Canoas, faz diversos eventos sociais. Para atrair o público há apresentações, exposições de aeronaves, voos de paraquedistas e shows musicais. O espaço é campeão de visitas no mês de outubro, devido ao dia das crianças, no qual a diversão e emoção são os ingredientes principais do evento realizado na Base Aérea de Canoas.

Base aérea de Canoas – Grupos de operação

Comandante Base Aerea de Canoas

São vários os grupos em operação na Base Aérea de Canoas no Rio Grande do Sul, o “Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Canoas” realiza atividades de combate e garante a segurança das instalações das Unidades da Guarnição. Já o “1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação” é responsável pela parte operacional, bem como interdições e ataques.

Com a missão de realizar transporte aeroterrestre e qualificar pilotos e mecânicos operacionais, está em operação na Base de Canoas o “5º Esquadrão de Transporte Aéreo”.

A instalação e operação de meios de controle em locais em que não há esses recursos são de responsabilidade do “2º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle”. Para finalizar, o apoio ao tráfego aéreo é feito pelo “Destacamento de Controle do Espaço Aéreo”, mais conhecido como Esquadrão Coruja.

Eventos sociais Base Aerea de Canoas

Base aérea de Canoas – Copa do Mundo 2014

Durante a Copa do Mundo de 2014, a Base Aérea de Canoas receberá alguns voos com seleções, autoridades e público VIP para o evento. Para tanto, o local começou a sofrer uma reforma desde abril de 2013, com previsão total de duração de 12 meses.

A intenção é que a Base torne-se uma alternativa para o aeroporto Salgado Filho, localizado na capital gaúcha.

O gasto com a reforma está previsto em R$30,7 milhões e será pago pelo Fundo Nacional de Aviação Civil e inclui ampliação no pátio de manobras e instalação de torres de iluminação.

Missoes da Base Aerea de Canoas Avioes Base Aerea de Canoas

Pesquisar
Artigos Relacionados