Barretos 2010

links patrocinados

barretos 2010

Barretos 2010

Barretos é um município do estado de São Paulo, mais especificamente na mesorregião de Ribeirão Preto, tendo uma população de pouco mais que cento e dez mil habitantes (sendo considerada, portando, uma cidade de pequeno médio porte). Fundada em 1874, originou-se de grandes fazendas de famílias que aos poucos foram estendendo suas terras e oferecendo diferentes tipos de serviços. Em 1909, já era cortada por uma estrada de ferro, o que incentivou o comércio e transporte de produtos para e da região. Sempre teve uma relação com a área rural, bem como boa parte dos municípios vizinhos, como é o caso de Guaraci e Jaborandi. A área rural excede a urbana, mais uma vez comprovando a relação do campo com os cidadãos.

A distância até a capital do estado, São Paulo, é cerca de quatrocentos e cinqüenta quilômetros. Grande parte da economia é baseada na agricultura e em serviços nessa área, como é o caso de frigoríficos, lacticínios, entre outros. Algumas das plantações que são prioridade incluem: soja, cana de açúcar e a laranja. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é elevado, ficando acima de zero vírgula oito (a nota vai de zero a um). O PIB per capita, segundo dados de 2008 do IBGE é de treze mil e oitocentos reais. Quando a questão é ensino superior, conta com instituições como: Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Instituto Superior de Educação de Barretos, Instituto Federal do Estado de São Paulo, Faculdade Barretos e Faculdade Soares de Oliveira.

Alguns dos locais de renome na cidade inclui o shopping Center North Shopping Barretos, que conta com cinema, praça de alimentação e estacionamento com mais de oitocentas vagas, entre outras comodidades. Além disso, na questão da saúde, é referência com o Hospital de Câncer de Barretos (e o instituto de pesquisa de câncer de estômago), além da Santa Casa de Barretos.

Mais informações

Em se tratando de pontos turísticos, Barretos conta com: o Marco Histórico, o Museu Municipal, a Catedral, a Praça da Primavera, Estação Ferroviária da Cultura, a região dos Lagos, a Cidade de Maria, além do Parque do Peão de Boiadeiro de Barretos e o Memorial do Peão de Boiadeiro – dois locais que servem como referência durante as tradicionais visitas turísticas realizadas por causa do evento do Rodeio de Barretos. A primeira festa foi realizada no ano de 1955, ainda por apenas alguns amigos que queria agitar um pouco a cidade do interior.

Desde então, Barretos se tornou a maior festa de boiadeiro e peão que se tem notícia. É produzida sempre pelo clube Os Independentes, sempre durante o mês de agosto para cair perto do dia do aniversário da cidade, vinte e cinco.Apesar de no começo ser realizada em palcos no centro da cidade, a partir dos anos oitenta é feita em um parque com mais de cem hectares e capacidade para mais de trinta mil pessoas para sentar ou cinqüenta mil ocupando todo o espaço. Para mais informações sobre datas e afins do próximo evento acesse o site oficial do município.

Fotos

Confira Fotos de Barretos 2010:

Festa do Peão de Boiaderos de Barretos 2010Festa do Peão de Boiaderos de Barretos 2010
BarretosBarretos
O rodeio de Barretos é o mais famoso e tradicional do BrasilO rodeio de Barretos é o mais famoso e tradicional do Brasil

Pesquisar