Bancários RJ

links patrocinados

Bancários RJ

Bancários RJ

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente, sobretudo por suas paisagens e locais de prestigio como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Dentre as comemorações tem-se o carnaval que é o mais conhecido do país, recheado de desfiles e atrações de cunho internacional. O Reveillon carioca também é um dos mais prestigiados e por isso a concentração de turistas se dê em maior parte nas localidades do Rio de Janeiro, embora a criminalidade e a violência sejam frequentes nesta cidade por causa da concentração de várias comunidades carentes.

O Rio de Janeiro possui o 30º maior PIB do mundo e o segundo maior do Brasil, demonstrando que a desigualdade social é muito presente nesta cidade. No Rio de Janeiro as localidades de mais prestigio se concentram na Zona Sul, porém há algumas localidades da Zona Norte que também recebem a atenção da mídia e da população de classe média.

Bancarios no RJ

Um dos locais pertencente à Zona Norte que é muito conhecido é a Ilha do Governador, presente no interior da Baía de Guanabara. Nesta Ilha se concentram 14 bairros de classe média dentre os quais, são considerados os mais desenvolvidos e que possuem os menores índices de criminalidade e os maiores índices de desenvolvimento e de educação dentre as localidades do Rio de Janeiro. Embora as instalações sejam em uma Ilha, há nela serviços diversos, empresas, comércios, escolas e até algumas indústrias.

História da Ilha do Governador

A Ilha do Governador foi descoberta, assim como a maioria das localidades brasileiras por portugueses que navegavam em busca de novas terras e riquezas, as primeiras instalações na Ilha se deram em 1502, porém o nome Ilha do Governador só foi adotado em 1567. O nome de Ilha do Governador foi uma homenagem a um Capitão e também Governador, que possuía a maior parte das terras daquela localidade, seu nome era Salvador Correia de Sá.

Bancarios 2013

Inicialmente a Ilha não era ocupada, era apenas passagem e utilizada para embarque e desembarque para as navegações que vinham de Portugal, e também muito utilizada por D. Pedro I para se banhar em uma das bicas da Ilha, após suas caçadas. As primeiras ocupações surgiram no século XIX onde muitos portugueses construíam suas casas de veraneio e mais tarde no século XX foram instalados bondes para a locomoção das pessoas que habitavam as áreas próximas, interligando os bairros da Ilha.

Depois das ocupações da Ilha, foram se desenvolvendo Quartéis dos Fuzileiros Navais, estações de rádio da Marinha e a base da Aviação Naval. Uma outra Ilha muito importante do Rio de Janeiro é a Ilha do Fundão onde está situada a principal Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A UFRJ é considerada atualmente uma das mais importantes e influentes universidades do Brasil, que abrange também o Hospital Universitário sede para inúmeras pesquisas do setor da medicina e também local onde são atendidas milhares de pessoas.

Bairros da Ilha do Governador

Um dos bairros importantes da Ilha do Governador é o bairro de Bancários, situado entre os bairros Tauá, Cocotá e Freguesia.

Bairro de Bancários

O bairro da Ilha do Governador possui este nome porque foi fundado entre as décadas de 1940 e 1950 por um Instituto que era de posse dos Bancários, denominado Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB). No século XIX o bairro passa a ser residido pelo Barão de Capanema que implanta nesta região os primeiros telégrafos existentes no Brasil e a primeira fábrica que produzia venenos de pragas de lavouras. A principal comunidade do bairro de Bancários é a do Parque Proletário dos Bancários, que surgiu por volta de 1960 no próprio Morro dos Bancários, porém esta área antigamente era completamente coberta por vegetação.

Bairros do Rio de Janeiros Bancarios Bairro

Pesquisar
Artigos Relacionados