Bancários RJ
Bancários RJ
A cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente, sobretudo por suas paisagens e locais de prestigio como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Dentre as comemorações tem-se o carnaval que é o mais conhecido do país, recheado de desfiles e atrações de cunho internacional. O Reveillon carioca também é um dos mais prestigiados e por isso a concentração de turistas se dê em maior parte nas localidades do Rio de Janeiro, embora a criminalidade e a violência sejam frequentes nesta cidade por causa da concentração de várias comunidades carentes.
O Rio de Janeiro possui o 30º maior PIB do mundo e o segundo maior do Brasil, demonstrando que a desigualdade social é muito presente nesta cidade. No Rio de Janeiro as localidades de mais prestigio se concentram na Zona Sul, porém há algumas localidades da Zona Norte que também recebem a atenção da mídia e da população de classe média.
Um dos locais pertencente à Zona Norte que é muito conhecido é a Ilha do Governador, presente no interior da Baía de Guanabara. Nesta Ilha se concentram 14 bairros de classe média dentre os quais, são considerados os mais desenvolvidos e que possuem os menores índices de criminalidade e os maiores índices de desenvolvimento e de educação dentre as localidades do Rio de Janeiro. Embora as instalações sejam em uma Ilha, há nela serviços diversos, empresas, comércios, escolas e até algumas indústrias.
História da Ilha do Governador
A Ilha do Governador foi descoberta, assim como a maioria das localidades brasileiras por portugueses que navegavam em busca de novas terras e riquezas, as primeiras instalações na Ilha se deram em 1502, porém o nome Ilha do Governador só foi adotado em 1567. O nome de Ilha do Governador foi uma homenagem a um Capitão e também Governador, que possuía a maior parte das terras daquela localidade, seu nome era Salvador Correia de Sá.
Inicialmente a Ilha não era ocupada, era apenas passagem e utilizada para embarque e desembarque para as navegações que vinham de Portugal, e também muito utilizada por D. Pedro I para se banhar em uma das bicas da Ilha, após suas caçadas. As primeiras ocupações surgiram no século XIX onde muitos portugueses construíam suas casas de veraneio e mais tarde no século XX foram instalados bondes para a locomoção das pessoas que habitavam as áreas próximas, interligando os bairros da Ilha.
Depois das ocupações da Ilha, foram se desenvolvendo Quartéis dos Fuzileiros Navais, estações de rádio da Marinha e a base da Aviação Naval. Uma outra Ilha muito importante do Rio de Janeiro é a Ilha do Fundão onde está situada a principal Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A UFRJ é considerada atualmente uma das mais importantes e influentes universidades do Brasil, que abrange também o Hospital Universitário sede para inúmeras pesquisas do setor da medicina e também local onde são atendidas milhares de pessoas.
Um dos bairros importantes da Ilha do Governador é o bairro de Bancários, situado entre os bairros Tauá, Cocotá e Freguesia.
Bairro de Bancários
O bairro da Ilha do Governador possui este nome porque foi fundado entre as décadas de 1940 e 1950 por um Instituto que era de posse dos Bancários, denominado Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB). No século XIX o bairro passa a ser residido pelo Barão de Capanema que implanta nesta região os primeiros telégrafos existentes no Brasil e a primeira fábrica que produzia venenos de pragas de lavouras. A principal comunidade do bairro de Bancários é a do Parque Proletário dos Bancários, que surgiu por volta de 1960 no próprio Morro dos Bancários, porém esta área antigamente era completamente coberta por vegetação.