Balanço Patrimonial

links patrocinados

Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é um termo usado em direito e contabilidade para definir a situação do patrimônio de determinada empresa em certa data. Esse fator tem por objetivo estabelecer uma igualdade entre as ações da empresa. A partir da reformulação de 2007, foi introduzido um novo conceito globalizado para o cálculo deste demonstrativo.

Desde 2008, no balanço patrimonial deve estar evidenciado tanto o demonstrativo para o ativo quanto para o passivo, e a parcela correspondente ao “circulante” e “não circulante” da empresa. O balanço apresenta, assim, os bens direitos (ativos), as obrigações (passivos) e o patrimônio líquido, que é o resultante da diferença entre o total de ativos e o total de passivos.

Para que serve o Balanço Patrimonial e a partir do que ele é calculado

A palavra balanço, que vulgarmente significa equilíbrio, está expressa nas fórmulas contábeis de: ativo (bens e direitos) = passivo (obrigações) + patrimônio líquido e aplicações = origens. Já o termo patrimonial está inscrito no patrimônio da empresa, ou seja, os bens, direitos e obrigações.

Ele é obrigatório para todos os empresários e sociedades (com exceção dos pequenos empresários e sociedades rurais). A estrutura do balanço patrimonial é uma conseqüência das partidas dobradas, que entende que para um ou mais crédito existe um ou mais debito no mesmo valor.

Por pequenos empresários entende-se que são aquelas empresas onde a própria família trabalha e, por isso, não possui empregados contratados. São as chamadas empresas familiares. Vale lembrar que esse tipo de empresa não pode ser confundido com os donos de Empresa de Pequeno Porte (EPP) porque designam proporções diferentes.

Como era conhecido antigamente o Balanço Patrimonial

O termo balanço patrimonial antigamente era conhecido como balanço geral. Mas a partir da lei 6.404/76 o nome ficou conhecido como é hoje para se diferenciar do termo balanço financeiro, que é totalmente diferente.

O balanço patrimonial faz parte de uma série de relatórios contábeis que uma empresa necessita realizar. Entre essas demonstrações estão: demonstração do resultado do exercício, dos lucros e prejuízos acumulados, do fluxo de caixa, das mutações do patrimônio líquido, do valor adicionado e a demonstração de origens e aplicações de recursos.

 

Siare

Siare

O SIare é o Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual. Este serviço é oferecido pelas Secretarias da Fazenda, junto a demais serviços de internet. É através do Siare que os serviços podem ser oferecidos.

Como utilizar

O Siare é um programa destinado aos contribuintes e aos contabilistas, portanto não é qualquer pessoa que ira utilizar o Sistema. Ele é utilizado e instalado em computadores para que nele se coloque os dados da solicitação de Inscrição Estadual e Habilitação de Contabilista. Neste caso o Siare Off-line, que e instalado nos computadores. Neste caso pode-se inserir os dados sem precisar estar conectado.

Para utilizar os serviços do SIare é preciso assinar, concordar, com termo de responsabilidade, tanto contribuintes, quanto contabilistas e empresas contábeis. Assim pode-se acessar a área restrita do Siare. Para habilitar-se a criar uma senha de acesso a esta área restrita do Siare, todos os contribuintes de ICMS e demais interessados como os contabilistas e empresas devem entregar o Termo de responsabilidade utilizando um formulário próprio para isto.

O que utilizar

Após entregar formulário e solicitar senha para acesso ao Siare o contribuinte pode ter acesso a todas as áreas como Certificar Documento, Solicitação de CDT, Emissão DAE Avulso, Habilitação de Contabilista/Empresa Contábil, Consulta de Protocolo, Solicitação de Habilitação de Gráfica Estabelecida em Outra UF, Alteração Cadastral de Gráfica Estabelecida em Outra UF, Impressão de Termo de Responsabilidade Gráfico, Comprovante de Inscrição Estadual, Cadastro Sincronizado, Produtor Rural, Nota Fiscal Avulsa, Importação, Cadastro de Imóveis, Solicitação de Restituição, Solicitação de Isenção, ITCD O site Siare

O internauta que acessa o site do Siare pela primeira vez e quer criar sua senha de segurança para acesso aos serviços precisa preencher a solicitação que fica no menu direito da tela. A solicitação é de qual o Tipo de usuário é o internauta, então deve entrar com CPF e a senha deve ser o Código de Acesso de oito dígitos entregue quando cadastrado o formulário.

Depois é só criar uma nova senha no campo próprio para isto, digitar novamente tendo certeza de não errar nenhum caractere e pronto. O acesso aos serviços do Siares era então realizado a partir desta senha de usuário.

Fotos

Confira Fotos do Siare:

Siare Receita FederalSistema SiareSiare 2012Siare

GD Star Rating
loading...
Balanço Patrimonial, Nota: 2.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados