Balança Comercial

links patrocinados

Balança Comercial

Balança Comercial

Balança comercial é um termo utilizado na contabilidade (assim como em outras áreas correlatas, como é o caso da Administração, da Economia, das Ciências Sociais, do Comércio Exterior e das Relações Internacionais, entre outras) que reflete a relação matemática entre o que se é exportado e o que se é importado entre os países. Isso inclui não apenas a troca de bens, mas também de serviços – ou seja, toda e qualquer relação entre duas nações, sendo que o cálculo total da Balança envolve todos os comércios juntos, embora haja classificação de qual país fez mais comércio com outro, etc.

Existem outros dois conceitos que estão relacionados com a balança comercial, que são o de déficit (quando as importações superam as exportações) e o superávit (quando o valor das exportações são maiores do que o de importações). O segundo termo é positivo, pois significa um lucro maior para o país – que sempre busca mais vender do que comprar, conseguindo um giro de capital e acumulo de dinheiro, ao invés de investir em produtos de outro país. A balança comercial faz parte da balança corrente, que conta também com a balança de rendimentos e a balança de transferências.

Um país está com balança favorável quando está em superávit, obviamente, por significar diferentes vantagens, como por exemplo: atrair outros investimentos estrangeiros, ganhar destaque na mídia estrangeira como um local de bons rendimentos, oportunidades de emprego, seguridade e estabilidade econômica. O Brasil teve um superávit em 2011 de quase trinta bilhões de dólares, sendo que atualmente já exportou mais de duzentos e cinqüenta bilhões de dólares. Atualmente, é um país extremamente atrativo para investidores, por ser considerado aberto aos mais diferentes negócios, com uma mão de obra inovadora e ainda estar em período de crescimento.

Mais informações

O serviço de importação é extremamente importante para todos os países, pois significa ter acesso a determinados produtos necessários para a população, ainda que não sejam produzidos em território nacional. Um exemplo interessante é a importação que determinados países fazem de produtos cultivados no Brasil, como é o caso do café, das frutas tropicais, da cana de açúcar, da soja, entre outros. Os brasileiros também vem investindo bastante em desenvolver suas técnicas, que agora contam com maior número de profissionais com mão de obra qualificada – investimentos no ensino superior e técnico comprovam isso, bem como a baixa taxa do desemprego, etc.

A balança comercial pode ser afetada por diferentes fatores, mas sempre envolve a situação econômica, política e social de determinado país. Relaciona-se, portanto, com acontecimentos como: políticas de comércio com as outras nações, relações geopolíticas, condições climáticas e geográficas, taxa de desemprego, entre outros. Pessoas que gostam de estudar esses fenômenos que afetam a economia devem estar sempre por dentro do que está acontecendo no mundo. Para maiores informações sobre esse tipo de área, é recomendável não apenas a formação no setor, como também procurar diferentes veículos midiáticos que abordem o assunto (como é o caso das revistas Exame, The Economist, Forbes, além de programas de rádio como o de Miriam Leitão, etc.).

Fotos

Confira Fotos da Balança Comercial:

Balança comercialBalança comercial
Diferença entre o que se é exportado e o que se é importado entre os paísesDiferença entre o que se é exportado e o que se é importado entre os países
Importação e exportaçãoImportação e exportação

Pesquisar
Artigos Relacionados