Azaléia

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Qual o brasileiro que não se recorda de uma marca genuinamente brasileira quando se fala de calçados? A Azaléia é, junto com a marca Havaianas, uma das marcas que vestem os pés dos brasileiros mais famosas do país. Durante os anos em que foi a marca mais lembrada entre os brasileiros, e primeira opção para compra de sapatos e sandálias, hoje a Azaléia anda em decadência, a beira da falência.

Azaléia no Brasil

Fortalecendo uma grande ligação entre os calçados femininos e a marca, a Azaléia criou o lema, “Mulher brasileira: a grande inspiração da Azaléia”. A historia da empresa começa no dia 2 de dezembro de 1958, em Parobé a 80km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Os donos fundaram a empresa Berlitz, Lauck e Cia, um grupo formados pelos amigos Nestor de Paula e Arnaldo, Nelson e Arlindo Lauck e Theno José Berlitz. O início, como da maioria das empresas no país, foi difícil, os negócios funcionavam em um local alugado e contava principalmente com a ajuda das esposas e familiares. Com uma produção de dez calçados produzidos artesanalmente, a primeira marca de calçados feminos, a LAIKA. A ideia foi aproveitar a primeira viagem de um animal ao espaço para fazer sucesso nos pés das mulheres, assim, a cadela Laika se tornou o símbolo da primeira linha de calçados.

Auge nas produções

No início da década de 60, alguns outros nomes da marca surgiram, mas em 1965, a escolha para Azaléia foi definitiva para as produções dos demais calçados da empresa. O nome foi escolha de um dos primeiros representantes comerciais, Antônio Lopes. A partir de então, o crescimento fez parte da empresa nos próximos, em 1975, a empresa fez história ao criar a primeira marca brasileira de calçados esportivos do mundo, a Olympikus. A empresa cresceu tanto a partir daí, que foi necessário abrir outras fábricas de produção pelo país. A primeira fora do Rio Grande do Sul foi em Itapetinga na Bahia, a demanda dos calçados brasileiros, mais baratos que os importados na época, fez a marca ser um sucesso na maioria das cidades do nordeste.

Crescimento da azaléia

Nos anos 2000, a empresa abriu outras fábricas pelo Brasil, e começou a lançar outras linhas de calçados especializados para mulheres. Em 2000 lançou os modelos Dijean, voltados para meninas adolescentes e também a marca Funny para crianças que estavam entrando na adolescência. No ano de 2005, a empresa contratou Grazi Massafera para estrelar suas campanhas publicitarias e aproveitou para lançar a linha AZ, com produtos diferenciados e de qualidade mais arrojada na produção, o material e design dessa linha é diferente dos demais produtos, por ser mais caro que os outros calçados.

Crise atual

Com as facilidades implementadas para importações por parte do Governo Federal, a crise nas fabricações e vendas de produtos manufaturados no país atingiram em cheio a Azaléia. Em 2011 a empresa demitiu 800 funcionários por conta da queda das vendas e fechou sua disso sua fabrica em Parobé-RS, que funcionava a mais de 50 anos.

Fotos

Confira Fotos sobre Azaléia:

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