Azaléia Flores

links patrocinados

Azaléia Flores

Azaléia Flores

As flores são conhecidas pelo seu poder de trazer bons sentimentos para quem as recebe. Não são poucas espécies, nem as cores e formatos de flores que existem. Mas há uma que se destaca entre tantas: Azaléia.

Os seus cultivos enchem de brilho os cenários em que estão dispostas. As azaléias foram consideradas por Jânio Quadros como o verdadeiro símbolo da cidade de São Paulo, reafirmando o encantamento que tal flor apresenta.

Durante o ano, as azaléias florescem nas mais variadas cores naturais, como: magenta, rosa, lilás, branco, laranja e vermelho. Porém, cientistas criaram flores hibridas da espécie e já são catalogadas mais de 10 mil delas.

Cuidados com as Azaléias

Para que suas azaléias estejam sempre bonitas e cheirosas é importante cuidar com muito carinho delas. As flores de azaléias não se caracterizam por fraqueza, portanto não há necessidade de cuidados extremos com elas, porém zele para que ela seja saudável.

Como cuidar de Azaleia

Os cuidados são simples: plante as azaléias em solo misturado com adubo orgânico e um pouco de areia; nunca adicione cal no terreno das azaléias, pois elas florescem em locais ácidos; mantenha as flores em locais frescos; mantenha a terra sempre úmida, porém não encharcada; deixe-a em locais de bastante luminosidade; fazer a poda dos ramos mortos após a floração, geralmente no inverno; mergulhe o vaso em água morna uma vez por semana; e adube uma vez por mês.

Com esses cuidados, suas azaléias estarão sempre bem cuidadas e, o mais importante, saudáveis.

Significado da Azaléia

Azaleia

As crenças populares garantem que presentear uma pessoa com um arranjo de flor pode significar muito mais que um simples agrado.

O significado sobre as Azaléias aparecem com diferentes modos de interpretação: de um modo geral – sem contar as cores das pétalas –, as azaléias representam a alegria ao amar, perseverança e felicidade. Os antigos afirmavam que dar um arranjo de azaléia para outra pessoa é o gesto que representa a elegância.

Quando se pensa nos significados pelas cores, as azaléias possuem significados mais restritos: azaléia rosada representa o amor à natureza, a branca simboliza o romance, a azaléia vermelha significa que a pessoa que lhe deu as flores o ama há muito tempo.

Crendices populares ou não, existem sites que se especializaram em explicar o significado das flores. Afinal, conhecimento nunca é demais.

Conto popular sobre as Azaléias

Jardim de Azaleia

As azaléias são tão queridas entre o povo chinês, que uma história popular roda os quatro cantos do país:

Um bravo imperador, com diversas vitórias em sua bagagem, muito respeitado e admirado por toda a população mantinha a imagem de ser um homem sem vida e infeliz.

Não lhe faltava dinheiro, coragem, sucesso ou amigos, faltava-lhe apenas o amor de uma mulher para completar sua vida.

Certa vez, após semanas em combate, o imperador voltava com sua tropa para o reino, quando um comerciante ofereceu-lhe uma planta encantada. Dizia o vendedor que era a mais bela de todas as flores já vistas pelo império.
Porém, para que seus efeitos milagrosos fossem liberados, o imperador deveria plantá-la com as próprias mãos enquanto imaginava seu pedido. E assim foi feito.

O imperador em algumas semanas encontrou a esposa perfeita para se casar com ele. Seguindo as instruções do comerciante: todo dia, o imperador e sua esposa tomavam o chá das pétalas da flor encantada e, assim, o amor entre o casal foi repleto de felicidades para todo o sempre.

Significados das flores Azaleia Azaleia

Pesquisar
Artigos Relacionados