Ayurveda Curitiba

links patrocinados

Ayurveda Curitiba

Ayurveda Curitiba

A Ayurveda é o sistema médico tradicional da Índia, tendo sido implementado e aprofundado há mais de sete mil anos. No Brasil, ele é utilizado principalmente por profissionais como terapeutas, fisioterapeutas, psicólogos e afins. O nome dessa medicina é a junção das palavras “vida” e “ciência”, dando muito valor, portanto, para a influência da natureza no convívio diário. Além da cultura indiana, essa técnica sofreu influências dos árabes, japoneses, chineses e outros orientais.

Segundo a Ayurveda, a causa de qualquer doença são os desequilíbrios que deixamos de perceber por já terem virado hábito (isso inclui a desvalorização do sono ou a ingestão em excesso de determinados alimentos, por exemplo). Por isso, a sugestão é se manter em alerta, principalmente num estado de comunicação com seu próprio corpo e o que ele exige e precisa. Caso isso não ocorra, os desequilíbrios se desenvolvem, fortalecendo o surgimento de doenças.

Desequilíbrios e elementos

O desequilíbrio que resulta em diferentes tipos de enfermidades ocorre quando os cinco elementos essenciais do corpo e do universo (fogo, terra, água, ar e éter) se apresentam também fora de uniformidade. Além disso, segundo a Ayurveda, o corpo é formado pelo discernimento, o ego e a mente. Cada indivíduo possui um elemento que é dominante – descobri-lo é como se ajudasse nos tratamentos médicos, como se fosse um tipo sanguíneo, determinando preferências e métodos que se encaixam melhor.

Algo que vem se destacando bastante no sentido de tratar pacientes e deixá-los mais equilibrados é a massagem do tipo ayurvédica: ela contribui para a circulação do sangue, melhora o sistema linfático, valoriza as conexões cerebrais, melhora o humor, evita o envelhecimento precoce e ainda é relaxadora. Muitos estabelecimentos como spas, centros de beleza e afins já utilizam a técnica no Brasil, principalmente em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Vitória. Na região do Nordeste, há uma mistura entre técnicas brasileiras e as indianas, no sentido de inovar para os clientes internacionais que visitam as áreas litorâneas com frequência.

Outras informações

É importante destacar que existem cursos disponíveis em todo o país para a profissionalização ou aperfeiçoamento daqueles que se interessam nas técnicas indianas citadas. Isso significa que o cliente deve evitar tratamentos ou qualquer tipo de indicação feita por aqueles que não possuem um certificado fornecido por alguma instituição de renome (brasileira ou internacional). Uma boa sugestão é procurar terapeutas que atuem na área, pedindo recomendações de outras pessoas que sejam especialistas – terapeutas ou não.

A partir dessas técnicas milenares, é possível melhorar os hábitos alimentares, se sentir mais saudável e purificado, mais disposto, além de possivelmente prevenir algumas doenças. Embora não seja muito popular no Brasil, a Ayurveda vem conquistando cada vez mais adeptos, justamente por dar resultados positivos – desde que haja comprometimento por parte do paciente. Para aqueles que possuem interesse em técnicas de relaxamento ou melhor equilíbrio corporal, a Ayurveda pode ser a melhor forma de atingir uma paz de espírito. Sua efetividade também pode ser comprovada através de dados, para os mais céticos: na Índia, cerca de oitenta por cento da população utiliza esse método como único de tratamento da saúde.

<2>Fotos

Ayurveda CuritibaAyurveda Curitiba
A Ayurveda é o sistema médico tradicional da ÍndiaA Ayurveda é o sistema médico tradicional da Índia
Algo que vem se destacando bastante é a massagem do tipo ayurvédicaAlgo que vem se destacando bastante é a massagem do tipo ayurvédica

Pesquisar
Artigos Relacionados