Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância

links patrocinados

Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância

Educar crianças não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias de hoje, em que até uma simples palmada é considerado crime. Os pais, sejam eles de primeira viagem ou não, são testados diariamente, nos mais diferenciados tipos de situações. Isso porque apenas o básico não basta (trocar fraldas, pagar uma boa escola, cursos adicionais, etc.). Por isso, e necessário muito mais para que as crianças consigam conquistar a autoestima.

Por que a autoestima deve ser desenvolvida durante a infância?

Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância Saiba porque a Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância

Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância. Mas, todos nós sabemos que fazer com que as crianças sejam confiantes e desenvolvam segurança em si mesmas, exige muito dos pais, já que é com o passar dos anos que elas aprendem as habilidades que são requisitadas pela sociedade atual, que está cada vez mais exigente.

Este cuidado é importante porque se a criança não é a estimulada a desenvolver habilidades desde cedo, elas podem acabar crescendo com uma visão distorcida de suas capacidades, podendo desenvolver no futuro uma certa dificuldade para aceitar frustrações e lidar com regras.

Autoestima

Como fazer para desenvolver a autoestima ainda criança

Para que uma criança consiga desenvolver a autoestima é necessário que se façam elogios, quando se julgar pertinente, é claro. Mas, tome cuidado para não se restringir somente a este detalhe. Ter dedicação para entender o sentimento da criança é com certeza a melhor maneira de fazer com que elas cresçam de uma maneira mais saudável. Os pais devem e precisam impor limites aos filhos. Saber dizer não também é importante.

Infância

Confira mais

Também é importante evitar fazer críticas em excesso, já que elas podem causar traumas profundos e ainda deixar sequelas. Afinal, as primeiras noções de autoestima de uma criança, são feitas através principalmente do que o olhar que seus pais possuem sob elas.

Além disso, deve-se aprender desde cedo a lidar com as frustrações. Todos os pais concordam que é extremamente difícil poupar os filhos das dificuldades e dos problemas do dia a dia, mas também é difícil para um pai ou uma mãe ver o filho em uma situação de desconforto. Por isso, é correto afirmar que a reação dos pais diante de determinadas situações vai refletir de forma direta na maneira como a criança agirá na fase adulta.

Autoestima deve ser desenvolvida durante a infância - saiba mais

Evite traumas

Cometer erros é natural e, além de tudo, saudável. Por isso, deixe seus filhos cometerem erros. Faz parte do ciclo natural da vida. Além disso, este cuidado é importante porque a antecipação da escolha da criança, acaba limitando as opções dele e ele nunca saberá lidar com frustrações, já que ela sempre dependerá do respaldo dos pais nas situações em que ela deveria pensar e principalmente agir por si mesma. É essencial evitar comparações com outras crianças, estimular a coragem e fazer elogias, bem como manter a atenção dos dilemas do seu filho, por mais bobos que eles possam parecer e acima de tudo, nunca se esquecer de manter um diálogo aberto.

Pesquisar
Artigos Relacionados