Atividade Industrial

links patrocinados

Atividade Industrial

Atividade Industrial

O termo atividade industrial surgiu juntamente com a Revolução Industrial, do século XVIII na Inglaterra. Esta é uma atividade econômica que tem por objetivo transformar uma matéria em um outro produto. O produto final industrializado pode partir direto para o comércio, como em lojas, supermercados, e outros. Ou até mesmo, ir para uma outra indústria, na qual este produto comporá outro. Para realizar todo esse processo, é necessário que as indústrias atuem com a força de trabalho de homens, máquinas, e excelente tecnologia para toda a produção.

O início da atividade industrial no Brasil

A atividade industrial no Brasil teve até quatro diferentes fases, a segunda que teve início em 1808, a principais indústrias na época eram as têxtis. Após 1850, o café era o principal produto comercializado, e o Brasil exportava para outros países, por conta disso, as indústrias que movimentavam a cafeicultura ganharam destaque nessa época. Após 1930 houve a verdadeira revolução industrial brasileira, e as indústrias abriram as portas para a siderurgia e o setor petroleiro. E depois de 1955, houve a abertura para o capital e indústrias estrangeiras no Brasil.

Principais locais e indústrias no país

O Sudeste brasileiro é a principal região brasileira do setor industrial, o estado de São Paulo, é o que ganha mais destaque, nos setores de atividades de automobilismo, têxtil, e de siderurgia. O Rio de Janeiro e Belo Horizonte, também ganham destaque na siderurgia e no setor têxtil. Já no Sul do país, o maior destaque são para indústrias de calçados, de frigoríferos, móveis e de petroquímica. Ao Nordeste cabe a industrialização das principais matérias primas presentes na região, além de ser forte na produção de alimentos, eletrodomésticos, e o setor têxtil.

Desaceleração da atividade no primeiro semestre de 2012

No final do primeiro semestre de 2012, o Brasil enfrentou uma crise no segmento da atividade industrial, uma queda que não havia registrado desde o início do primeiro semestre de 2011. Tudo isso aconteceu devido a um maior número de desempregados desde abril de 2012, o que ocasionou uma queda nas compras do público consumidor, e como consequência, as indústrias baixaram a produção. Esse cálculo é feito a partir do Índice de Gerentes de Compras, quando os índices são superiores a 50, representa aspectos positivos na economia industrial, quando este é inferior a 50, significa que a atividade industrial está em queda. Em junho de 2012, esse número foi equivalente a 48,5.

Processo de aceleração da economia industrial em 2012

O segundo semestre de 2012, apresenta uma mudança no contexto do que ocorreu na atividade industrial brasileira. A partir de julho e agosto esse cenário deve ser maior ou igual a 50 pontos, de acordo com o Índice de Gerentes de Compras. Uma sondagem realizada pelas indústria aponta que em julho, o número deve chegar a mais de 52 pontos, em contrapartida ao mês anterior que alcançou apenas 48,5. No entanto, apesar da atividade industrial ter aumentado no segundo semestre, o número de empregos permaneceu o mesmo que no semestre anterior.

Fotos

Confira Fotos sobre Atividade Industrial:

Informações sobre Atividade Industrial Trabalho Atividade Industrial Produção Atividade Industrial Emprego Atividade Industrial

Pesquisar
Artigos Relacionados