Atacama

links patrocinados

Atacama

Atacama

Não é só no Egito e no Oriente Médio que existe desertos. Estas regiões conhecidas pelo terreno de areia também estão presentes em outros locais do mundo, como o Deserto do Mojave, nos Estados Unidos. Na América Latina, existe o deserto do Atacama, que está localizado na região do norte do Chile e vai até o Peru.

O deserto do Atacama tem aproximadamente 1.000 quilômetros de extensão é avaliados como o deserto mais alto do mundo e também o mais árido, devido a pouca chuva. As chuvas não conseguem chegar ao Atacama por conta das conseguem marítimas do pacífico, que não cruzam o deserto devido a sua altitude.

Uma das principais caracteriza do deserto é a sua grande amplitude térmica durante o dia. no período da manha e da tarde, o Atacama chega facilmente aos 40º C, enquanto na noite, as temperaturas chegam a 0º C.

Habitação Atacama

Devido as suas condições, poucas pessoas vivem na extensão do deserto do Atacama, porém, existem vilas e cidades que contam com moradores. A mais conhecida é a vila de São Pedro de Atacama, que abriga 3 mil pessoas e está a 2.400 metros de altitude. Ela fica no centro do deserto e é um dos principais pontos turísticos da região.

Turismo Atacama

O deserto do Atacama é um dos principais destinos para aqueles que desenham conhecer as belas paisagens da América do Sul. E é procurado por aqueles que gostam de esportes radicais, como montanhismo, montaria, mountain bike, trekking, entre outros.

Além disso, ele é bastante visitado por arqueólogos e demais interessados em antigas civilizações, graças aos seus grandes centros arqueológicos e históricos. Na paisagem, os olhos se enchem com salinas, vulcões, lagoas azuis, vales, canyon e também gêiseres.

Curiosidades Atacama

O deserto do Atacama é o local na Terra que passou mais tempo sem receber a chuva, chegando a 1.400 anos sem pingos. Mesmo com as suas altas temperaturas, a neve é comum próxima aos vulcões. O deserto ja foi palco de diversos eventos culturais, gravações de clipes e filmes que desejam aproveitar a sua paisagem crua e rustica.

Egito cultura

Egito cultura

O Egito conta com uma vasta cultura que tem como base os primórdios do desenvolvimento da civilização egípcia, que de mostrou como uma das mais importantes para o desenvolvimento do mundo. A principal características da culta é a o Rio Nilo.

Na cultura do Egito, o Rio Nilo é considerado como a base de toda a cultura. O rio nasce originalmente na África, ultrapassando o deserto e chegando até o mar mediterrâneo. Ele era responsável por fornecer a água para a civilização, essencial assim para o plantio e sobrevivência da civilização.

Além disso, a cultura contava com as fases do Nilo, que tinha características fortes nos períodos de cheia, que oferecia diferentes condições de plantio e também de existência. Outro destaque para o povo, foi o progresso em diferentes campos, como a ciências, a cultura bélica e também as artes.

Arte e cultura egípcia

A arte egípcia é caracterizada por diferentes épocas. A história considera o Período Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo, Época Baixa, Período ptolemaico como fundamentais para a compreensão das artes. Cada um destes movimentos contou com formas bastantes próprias de representação.

Uma as maiores características da cultura egípcia é o uso dos hieróglifos, os símbolos utilizados para que fossem contadas as histórias da civilização. a arte também era representada durante o enterro dos faraó e também durante a construção de momentos, como a esfinge e as pirâmides gêmeas.

Mitologia e cultura egípcia

Outra marca que faz parte da cultura egípcia e a mitologia, especialmente a religião. Dentro da cultura, a civilização contava com diferentes tipos de crenças, como o culto a diferentes deuses, sendo que cada um possui uma representação de um símbolo ou significado em especial.

Museus no Egito e no mundo

A cultura egípcia é bem representada em diferentes museus. O Museu Nacional do Cairo, na capital, é conhecido pelo seu grande acervo que conta com peça de todas as épocas e civilizações do país. Outros museus que contam com um bom acervo de peças relacionados a cultura egípcia é o Metropolitan, em Nova York, e o Museu do Louvre, em Paris. Ambos são considerados como os museus mais importantes sobre o Egito fora do país.

Pesquisar
Artigos Relacionados