As Diferenças entre o Ciúme Normal e o Ciúme Doentio

links patrocinados

As Diferenças entre o Ciúme Normal e o Ciúme Doentio

Na nova novela exibida na Rede Globo de Televisão, Em Família, é mostrado um caso de ciúme patológico. O personagem vivido então pelo jovem ator Guilherme Leicam, chamado de Laerte, namora desde criança a prima Helena, vivida pela atriz Bruna Marquezine. Com o passar do tempo, Laerte tem crises de ciúme cada vez piores, sendo violento muitas vezes com a própria namorada. Estes casos de ciúmes estão se tornando cada vez mais normais. Além disso, vale ressaltar que pessoas que sofrem com o ciúme exagerado do parceiro ou da parceira, acabam achando que esse comportamento faz parte do jeito e da personalidade dela, e não fazem ideia alguma de que isso pode ser sinal de uma doença, e portanto, deve ser tratada.

Mas afinal, o que é ciúmes

As Diferenças entre o Ciúme Normal e o Ciúme Doentio Conheça as As Diferenças entre o Ciúme Normal e o Ciúme Doentio

Pode-se dizer que o ciúme é o medo de perder a pessoa amada para um terceiro indivíduo. Mas o que realmente diferencia um ciúme normal de um ciúme doentio é que o primeiro é baseado em fatos, além de ser algo transitório. Algumas pessoas chegam a encarar o ciúmes até mesmo como uma forma de zelo, prova de amor ou uma valorização do parceiro. Já a maioria considerada o ciúme como uma forma de baixa autoestima e uma prova total de insegurança.

Confira as As Diferenças entre o Ciúme Normal e o Ciúme Doentio

Confira mais

Pessoas que têm ciúme doentio, chamado também de ciúme patológico, desejam a todo instante controlar totalmente o comportamento e os sentimentos do parceiro e transformam-se em controladores excessivos, podando qualquer atividade que o parceiro queira fazer sem que o mesmo esteja presente. Este tipo de ciúme é assim chamado por não ter um motivo aparente que o provoque. Checar ligações e mensagens recebidas constantemente, querer saber onde o parceiro está e a que horas retornará, checar os e-mails recebidos, achar que o parceiro se arruma para se encontrar com outra pessoa, atrasos são motivos de constantes brigas e questionamentos, pode ser algum dos sinais de um ciúme patológico.

Saiba as As Diferenças entre o Ciúme Normal e o Ciúme Doentio

A maneira errada para lidar com o ciúme

Quem sofre com as crises de ciúmes do parceiro acaba alimentando este sentimento sem saber em todas as vezes a que se submete às vontades do mesmo. Por isso, aquele que vive com um parceiro ciumento deve aprender a impor limites e nunca deixar de fazer suas atividades só porque o parceiro quer. Ceder às vontades do parceiro pode parecer mais sensato para evitar brigas, mas o resultado disso pode ser catastrófico, já que o ciumento nunca se dá por satisfeito e sempre irá exigir mais do parceiro.

As Diferenças entre o Ciúme Normal e o Ciúme Doentio - saiba mais

Maneira correta para lidar com o ciúme

Se você é o dominado, procure entender porque acaba sempre abrindo mão da sua liberdade de se relacionar com o mundo e com as demais pessoas. O ciumento por sua vez deve procurar a ajuda de um psicoterapeuta. Isso é importante para que o ciumenta reaprenda a se relacionar com as pessoas e para que ele liberte-se de vez das dúvidas e das angústias que o cerca. Ter um relacionamento saudável, onde ambos possam compartilhar momentos de felicidade e de tranquilidade, sem ter que abrir mão da liberdade e da individualidade é possível.

Pesquisar
Artigos Relacionados