Artistas paranaenses de sucesso

links patrocinados

Artistas paranaenses de sucesso

A arte e personalidades brasileiras são grandes tesouros nacionais, sendo que cada região possui seus nomes que podemos considerar mais importantes em para o desenvolvimento cultural de casa estado. Confira alguns dos artistas paranaenses de sucesso.

A obra do poeta Paulo Leminski

Artistas paranaenses de sucesso Paranaenses de sucesso

Paulo Leminski é com certeza um dos mais famosos artistas paranaenses de sucesso, com nascimento e falecimento registrados na cidade de Curitiba, capital do estado (nascimento, 1944 – morte, 1989). Além de ser conhecido como grande poeta nacional, ele também era crítico literário, escritor, tradutor e com conhecimentos adquiridos em várias áreas, incluindo música, teologia e latim.

Possui algumas obras lançadas em vida que mostram referencias de suas origens, como as publicações “Quarenta clics de Curitiba” e “Curitiba, Etecetera”, mas com destaque mesmo para a compilação de poemas feito para compor a obra “Caprichos e Relaxos”. Entre os artistas paranaenses de sucesso, ele ainda escreveu biografias e ensaios.

Conheça os artistas paranaenses de sucesso

Artistas paranaenses de sucesso: João Turin

Nascido na cidade de Morretes, que fica localizado a cerca de 70 km da capital do Paraná, João Turin também é um nome de destaque nessa região. Entre os artistas paranaenses de sucesso, ficou conhecido por seus relevantes trabalhos na parte das esculturas, sendo um profissional bastante premiado no Brasil, com reconhecimento do Salão Nacional de Belas-Artes, Salão Nacional do Rio de Janeiro, Salão Paranaense em Curitiba, entre outros.

Apesar de falecer antes de terminar algumas de suas obras (nascimento, 1878 – morte, 1949), várias de suas esculturas estão expostas na capital do estado, como Tiradentes, na praça com o mesmo nome, o Tigre Esmagador, perto da Secretaria do Meio Ambiente e o Luar do Sertão, exposto perto a Prefeitura de Curitiba. Como um dos artistas paranaenses de sucesso, está entre os mais importantes para a área, também com trabalhos como pintor, porém, menos expressivos.

Artistas paranaenses de sucesso - saiba mais

Sobre as obras e vida de Poty Lazzarotto

Outro dos artistas paranaenses de sucesso que devem ser citados é Poty Lazzarotto (nascimento, 1924 – morte, 1998), curitibano descendente de pais italianos. Ele estudou no Rio de Janeiro e se tornou reconhecido por causa de seus trabalhos de desenho, fazendo parte da pintura do antigo Vagão do Armistício. Hoje em dia, quem passa pela capital do Paraná pode ver suas obras no Palácio do Iguaçu, sede do poder estadual, na Praça 19 de Novembro e no Mercado Municipal.

Artistas paranaenses de sucesso - confira mais

Artistas paranaenses de sucesso: Violeta Franco

Violeta Franco (nascimento, 1931 – morte, 2006) é outra das artistas paranaenses de sucesso, com reconhecimento principalmente por causa de seus trabalhos de pintura e desenho. Ela também nasceu e faleceu na cidade de Curitiba, já sendo pupila de Poty Lazzarotto, citado aqui a cima, quando resolveu aprender sobre as gravuras. Ela possui forte influência do expressionismo alemão, trazendo o movimento para seus temas de interesse.

Foi em um ateliê próprio que Violeta Franco, que está entre as artistas paranaenses de sucesso, desenvolveu seus trabalhos artísticos, o que levou a mesma a integrar o Conselho de Artes Gráficas do MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

Pesquisar
Artigos Relacionados