Artesanato em MDF

Artesanato em MDF

Artesanato em MDF

Sobre o Artesanato em MDF

Os produtos feitos artesanalmente transmitem um ar rústico, de cuidado e original. Quando as pessoas vão viajar, elas sempre preferem comprar de lembrança os artesanatos locais, sejam eles quais forem e de que material forem. Hoje é possível fazer artesanato com qualquer tipo de material, desde garrafas de plástico, as pets, até madeiras, como o MDF.

O MDF é uma placa de fibra de madeira que possui média densidade. Ele é um produto relativamente recente, tendo sido inventados nos Estados Unidos na década de 1960. O MDF possui diversas utilidades, já que ele recebe bem pintas e vernizes. No Brasil, este material é muito utilizado pela indústria moveleira para a fabricação de móveis.

No entanto, apesar dessa utilização mais formal da peça, o MDF também é muito utilizado na fabricação de peças artesanais. Como é um compensado de madeira, é um material leve e barato, ideal para quem não pode fazer um alto investimento em matéria prima.

Um dos produtos mais populares artesanalmente feitos de MDF são as caixas decoradas ou decoupadas. O procedimento não exige uma qualificada mão de obra e qualquer pessoa pode fazer. Seguindo esta linha, os materiais envolvidos na produção do artesanato com MDF também são baratos.

Peças artesanais com MDF

As caixinhas são as peças mais comuns encontradas para vender. Elas podem ter diversas finalidades, como serem porta-joias, por exemplo. Uma caixa média, não muito funda, sai menos de R$ 2. Na internet existem sites que vendem exclusivamente produtos em MDF.

Depois de escolhido o formato da caixa é preciso definir o que se vai fazer. Se você quiser fazer decoupagem, que é tipo uma colagem segue-se a dica. Além da caixa será preciso de um guardanapo com o desenho desejado, base acrílica para artesanato, tinta acrílica ou PVA na cor “palha”, tinta acrílica ou PVA “pink”, colagel para decoupage, pincel largo, rolinho de espuma pequeno, pátina Glaze “bronze”.

O primeiro passo é passar a base acrílica em toda a tampa da caixa, inclusive na parte de dentro. Depois de seco é preciso passar a tinta na cor palha, novamente por toda a tampa. Pode ser que seja preciso mais de uma camada, pois a pintura precisa ficar bem uniforme.

Após secar a tinta é a vez de colocar o guardanapo. É preciso tirar as camadas do guardanapo e pegar apenas aquela que possui o desenho. Separado isso é o momento de colar o papel na caixa, com a cola para decoupage. Faça isso com o pincel e depois passe a cola por cima do desenho com o rolinho para fixar bem. Depois é só pintar o restante da superfície da maneira que você preferir.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados