Aquecimento Global

Aquecimento Global

Aquecimento Global

A série de fenômenos climáticos que causam o aumento da temperatura no planeta é comumente conhecida como aquecimento global. Embora seja um termo relativamente recente, este processo começou a ser registrado ainda no século XIX.

O que causa o aquecimento global

Um dos principais motivos apontados por especialistas para o aumento global da temperatura é o grande número de gases poluentes lançados na atmosfera, como óxido nitroso, monóxido de carbono e metano. A utilização excessiva de combustíveis fósseis é a principal responsável por essa emissão.

O desmatamento e a queima de florestas também tem uma grande parcela de culpa no aquecimento global. As árvores nativas têm um importante papel na regulagem da temperatura. A ausência de árvores causa também a chamada desertificação, que consiste no empobrecimento do solo e posterior surgimento de desertos, áreas inviáveis para a produção de alimentos e até mesmo para habitação.

Apesar de a ação humana ser a grande responsável pelo aquecimento global, há também fatores naturais que influenciam no aumento da temperatura do planeta.

O que e Aquecimento Global

Dentre elas estão o aumento da atividade solar nas últimas décadas e a maior evaporação dos oceanos, o que aumenta a concentração de carbono no ar. Alguns estudos mostram, também, que a Terra vive o fim de um ciclo glacial, período marcado por um aumento natural da temperatura do planeta.

Consequências do aquecimento global

O aquecimento global pode trazer consequências desastrosas para os seres vivos. O aumento no nível dos oceanos, por exemplo, prejudica milhares de espécies marinhas, que por vezes não conseguem se adaptar às mudanças do ambiente.

Cidades localizadas próximas ao mar passam a correr riscos de inundação, fenômeno que pode ser percebido com maior intensidade em países como a Holanda. O aquecimento global também prejudica a agricultura, reduzindo a oferta de alimentos em escala global.

Possíveis soluções

O que causa o Aquecimento Global

Embora não tenhamos condições de reverter as causas naturais do aquecimento global, é possível adotar atitudes que diminuam o impacto do fenômeno.

A principal medida, neste sentido, é a redução da utilização dos combustíveis fósseis. A utilização do transporte público ou a simples regulagem do carro pode contribuir na redução da emissão de gases poluentes. Outras atitudes, como a coleta seletiva do lixo e a utilização da iluminação natural, podem contribuir para um uso mais racional dos recursos naturais.

Consequencias do Aquecimento Global

A redução no consumo de energia elétrica também é essencial para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Nos últimos anos, os chamados prédios verdes têm se mostrado uma alternativa viável para grandes cidades. Cobertos de plantas, estes prédios têm maior capacidade de regular sua temperatura, o que dispensa o uso de ar condicionado e promove uma maior oxigenação do ambiente.

Mais informações

Desde a década de 1980, quando a preocupação com o meio ambiente se tornou uma questão central da sociedade, diversos materiais foram produzidos para alertar sobre os perigos do aquecimento global. É possível saber mais sobre o fenômeno através de documentários como Uma Verdade Inconveniente, A Última Hora e O Planeta Branco, ou livros como Alternativas ao Aquecimento Global.

Possiveis solucoes Mais informacoes sobre o Aquecimento Global

GD Star Rating
loading...
Aquecimento Global, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados